NO INICIO DO BLOG

31 de dezembro de 2013

Vestibular da UFRGS - Antenem-se

 

1º dia

Você terá quatro horas e meia para responder a 75 questões. Em média, dá cerca de três minutos e meio para cada uma. Então, não perca tempo. A leitura será fundamental para compreender os textos em língua estrangeira, bem como os versos na prova de literatura. Mesmo na prova de física, valorize a leitura, pois nem tudo poderá ser resolvido com cálculo. 

Língua estrangeira

Você vai precisar de fôlego logo na estreia do vestibular, porque vai ter de ler bastante. A prova de língua estrangeira costuma ser baseada em três textos - em todas as opções: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Esteja preparado a ir e voltar nos textos, porque você deverá deparar com questões de preenchimento de lacunas, compreensão da ideia geral e de pontos específicos, bem como de tradução de frases. Aqui, fique ligado ao contexto.

Literatura

A prova de literatura é extensa. Em 2013, o teste tinha 10 páginas, contra seis do de língua estrangeira. Em geral, não é comum que as questões apresentem trechos de prosa. Isso é mais frequente com poemas. Então, se você não tem o hábito de consumir poesia, leia os versos mais de uma vez e, se preciso, faça anotações para compreender melhor. Esteja preparado para identificar se as sínteses das leituras obrigatórias estão corretas. Fique atento ainda aos personagens principais e aos narradores das obras.

Física

Se você está habituado à simples aplicação de fórmulas para resolver questões de física, cuidado. A prova da UFRGS traz diversas questões em que o mais importante é o conhecimento de conceitos. Os enunciados são claros. Esteja preparado para interpretar gráficos e imagens.
- A UFRGS preza pelo raciocínio e por conceitos. Não adianta decorar um monte de fórmulas. Geralmente, os conteúdos estão bem distribuídos, com assuntos como mecânica, hidrostática, termologia, ondas, eletricidade e física moderna. O tempo não é um problema, porque a prova é bem objetiva - explica o professor Adroaldo Lara.

2º dia

Em quatro horas e meia, você terá de responder a 25 questões objetivas e fazer uma redação de, no mínimo, 30 linhas. Dá e sobra. Você terá tempo para 1) matar a curiosidade sobre o tema e analisar a prova de português, 2) fazer um esquema do seu texto e escrever o rascunho, 3) responder às questões objetivas e 4) reler o rascunho e passar a limpo. A leitura será importantíssima, especialmente para entender bem o tema da redação.

Português

O modelo costuma ser semelhante ao que você encontra na prova de língua estrangeira: três textos, com questões de compreensão, preenchimento de lacunas, ortografia, vocabulário e gramática. É importante estar preparado para "manipular" os textos. Tradicionalmente, a UFRGS apresenta questões em que pede que o aluno troque palavras dos textos por outras indicadas nos enunciados e, em seguida, diga se há alterações no sentido original das frases. Outra questão clássica é perguntar quantas palavras seriam alteradas se o sujeito de uma determinada frase passasse do singular para o plural, por exemplo (convenhamos, isso não conta como "cálculo"...).

Redação

Tradicionalmente, a redação deve ter entre 30 e 50 linhas. Em geral, os candidatos optam por uma estrutura padrão, com um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento (um para cada argumento) e a conclusão. Você é OBRIGADO a fazer igual? Não. Mas lembre-se de que a estrutura do seu texto é um dos pontos considerados na avaliação. A estrutura serve para organizar suas ideias, dando uma hierarquia para as partes do seu texto. Se você acha que deve usar um outro modelo, pense bem se ele vai realmente conferir a progressão e a unidade dissertativa que você pretende atingir.
- Gostar ou não do tema não significa nada. Normalmente, a primeira sensação é a de não gostar. O verdadeiro problema é não entender a proposta. Fazer o rascunho ajuda a relaxar. Nas primeiras linhas, a mão sempre fica um pouco trêmula. Antes de passar a limpo, é importante reler o rascunho. Então, é necessário ter muita atenção para não esquecer acentos, vírgulas, crases, nem errar a concordância - diz a professora de redação Luísa Canella.

3º dia

Novamente, você enfrentará 75 questões neste terceiro dia de provas. Mas a situação agora pode ser um pouco mais complicada, pois você terá de lidar com diferentes tipos de texto e extrair informações de imagens. Tenha em mente que cada uma das três provas deverá ser feita em cerca de uma hora e meia. 

Biologia

É importante reconhecer o vocabulário técnico. A prova tem tendência de usar assuntos interdisciplinares, em especial relacionados a temas de geografia e química - as outras duas matérias do dia. Em 2013, houve seis questões de verdadeiro ou falso e sete que traziam três afirmações e era preciso indicar as corretas. Houve ainda outras três de relacionar colunas. Isso significa que é comum que as questões abordem diversos aspectos de um mesmo assunto. Eventualmente, você conseguirá eliminar alternativas dependendo das opções.

Química

A prova traz a tabela periódica, que é fundamental para encontrar uma série de informações que não tem como memorizar, como número de elétrons, família dos elementos etc. Os enunciados relacionam um conteúdo com cenas do cotidiano.
- A prova pode ser dividida de maneira bem equilibrada em três partes: química geral, química orgânica e físico-química. A terceira é a que mais dificulta a vida dos alunos, porque tem matemática. Mas, em geral, a prova tem mais teoria do que cálculo - explica o professor Rodrigo Smidt, do Unificado. 

Geografia

A prova costuma trazer mapas, tabelas e pirâmides populacionais. É preciso estar preparado para interpretar essas informações gráficas. Normalmente, há mais questões de geografia física, em comparação com as outras duas grandes áreas: geografia humana e geopolítica. É comum que as últimas perguntas abordem assuntos relativos ao Rio Grande do Sul. Vale a pena revisar conteúdos de atualidade.
- Geralmente, é uma prova bem conteudista e longa. Pode dificultar um pouco para os alunos por já ser o penúltimo dia, com outras matérias também cansativas - avalia o professor Marcelo Caetano, do Colégio Santa Inês e da Rede La Salle.

4º dia

Serão 50 questões para quatro horas e meia - o que dá, em média, quase cinco minutos e meio para cada. Tempo não é o problema neste último dia do concurso. A maior dificuldade tende a ser o cansaço não só do vestibular da UFRGS, mas de todo o ano de preparação.

Matemática

Prepare-se para encontrar diversos gráficos, figuras geométricas e matemática básica do Ensino Médio. Uma questão recorrente pede a planificação de figuras espaciais (cubos, pirâmides, cones etc). Fique atento a um detalhe: uma questão pode apresentar dados em centímetros, por exemplo, e pedir a resposta em metros.
- Muitas questões podem ser resolvidas com base na proporcionalidade. É muito comum encontrar polígonos e sólidos inscritos e circunscritos. Por exemplo, vão pedir o volume de uma esfera que está dentro de um cubo - explica o professor Ricardo Petry, do Unificado.

História

Tradicionalmente, os conteúdos aparecem em ordem cronológica, com forte presença de temas dos séculos 19 e 20. Você provavelmente terá de interpretar um mapa e uma charge. Também é comum aparecerem trechos de livros, mas não apenas de historiadores. Em 2013, uma questão usou um conto de Machado de Assis para falar de escravidão.

Nenhum comentário: