NO INICIO DO BLOG

31 de dezembro de 2013

Redação da UFRGS - vamos rever?

Carregando...
 

Prepare-se para a redação da UFRGS

Prepare-se para a redação da UFRGS com três exercícios Diego Vara/Agencia RBS
Veja três propostas de temas para treinar para a redação da UFRGS Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Qualquer previsão de tema para a redação do concurso da UFRGS é chute, mas é possível identificar características da prova, especialmente da maneira como é apresentada a proposta. Em 2013, o enunciado foi mais aberto do que em anos anteriores.
— No último vestibular, houve uma mudança no estilo do enunciado. Em outras edições, a proposta trazia comandos como "escolha um dos aspectos", "determine como e por que", "ilustre sua avaliação com dados". Desta vez, foi apenas "redija uma dissertação sobre o papel e os limites do humor na sociedade" — explica a professora de redação do Grupo Unificado Luísa Canella.
> Leia comentários sobre uma redação bem avaliada no vestibular da UFRGS
A seguir, confira algumas sugestões de temas, propostos pelas professoras de redação Luísa Canella, do Unificado, e Sandra Seibl, do Colégio Rosário, para treinar para a redação da UFRGS. No primeiro, você tem apenas uma pergunta, e deve se posicionar a respeito do assunto. Você terá liberdade para optar pelos elementos que quer usar no texto.
No segundo, as orientações determinam alguns itens que devem, obrigatoriamente, aparecer na sua redação. Isso vai exigir uma estrutura que encaixe bem esses elementos.
No último, o exercício é intermediário. Você terá algumas ideias que devem estar no texto, mas terá de decidir como vai abordá-las. Lembre-se de que sua dissertação deve ter, no mínimo, 30 linhas e, no máximo, 50. Não se esqueça do título, que não é considerado na contagem do número de linhas.
1) Modelo aberto
Ser ambicioso é uma qualidade ou um defeito?
2) Modelo fechado
Considerando-se que o cinema é "a arte que imita a vida" e refere-se a diferentes momentos de nossa história individual ou coletiva:
> escolha um filme ou um personagem cinematográfico que você julgue importante por ser representativo para você, para um grupo ou para a história da humanidade;
> determine os motivos de sua escolha. Fique claro, desde já, que não estará em questão o filme ou o personagem escolhido (seu mérito, valor, prestígio etc), mas a reflexão que você fará. Se julgar pertinente, você pode apresentar sua reflexão acompanhada por breve relato narrativo;
> escreva uma redação, de caráter dissertativo, justificando sua escolha e defendendo seu ponto de vista.
3) Modelo intermediário
Reduzir congestionamentos e permitir um deslocamento ágil das pessoas é um dos grandes desafios dos gestores das grandes cidades brasileiras. Considerando questões ligadas ao aumento da frota de carros, à escassez da oferta de transporte público e à precariedade da acessibilidade para pessoas com deficiência, redija uma redação sobre o papel individual do cidadão para amenizar os problemas de mobilidade nos centros urbanos.

Como a UFRGS avalia a redação
A redação representa 50% da nota da prova de português. O objetivo da prova é avaliar as habilidades de compreensão e expressão articulada de ideias, conferindo a competência comunicativa do candidato. Essa avaliação é feita considerando cinco aspectos.
1) Abordagem do tema
A redação tem de evidenciar a compreensão adequada do tema proposto e atender às orientações do enunciado.
2) Definição do ponto de vista
O ponto de vista deve indicar o rumo da reflexão, característica fundamental do texto dissertativo.
3) Contextualização do assunto
Reflexão articulada sobre dados da realidade, referências a fontes de informação diversificadas, citações, paráfrases ou alusões caracterizam um texto dissertativo.
4) Estruturação
A divisão hierárquica das partes que compõem o texto e a organização de frases e parágrafos asseguram a estruturação, garantindo progressão e unidade à redação.
5) Linguagem
É a seleção e a utilização adequadas das palavras, dos processos de coordenação e subordinação, dos recursos de pontuação, das estruturas de língua escrita padrão e das convenções ortográficas.
A nota
O texto é avaliado em duas modalidades — analítica e holística — por examinadores diferentes. Cada um atribui escores independentes de 0 a 10. Se a diferença entre as duas avaliações for maior ou igual a 2,5 pontos, a redação é reavaliada por um terceiro examinador. Ele poderá equilibrar ou atribuir uma nova nota.
O resultado final da redação vem da soma dos escores das modalidades analítica e holística, convertida para uma pontuação entre 0 e 25.
Saiba mais
> Em caso de empate entre candidatos, classifica-se o que tiver o maior escore bruto na prova de português e redação. Persistindo o empate, vale o maior escore bruto obtido na redação.
> Quem tiver um escore inferior a 30% do escore máximo na prova de redação será eliminado do vestibular.
 
 
 
 

Nenhum comentário: