NO INICIO DO BLOG

29 de dezembro de 2013

Reflexões



Veja frases ditas por Lévi-Strauss:

“Como etnólogo, só posso constatar que o mundo contemporâneo perdeu a fé em seus próprios valores. Sei que este não é nem o nosso problema principal, mas todos sabemos que, no final das contas, nenhuma civilização pode se desenvolver se não possui valores aos quais se agarrar profundamente. Acredito, por sinal, que nenhuma civilização possa sequer se manter na situação em que a nossa se encontra.”

“O antropólogo é o astrônomo das ciências sociais: ele está encarregado de descobrir um sentido para as configurações muito diferentes, por sua ordem de grandeza e seu afastamento, das que estão imediatamente próximas do observador.” - “Anthropologie Structurale”, 1967.

"O mundo começou sem o homem, e terminará sem ele." – "Tristes Tropiques", 1955.

"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é quem faz as verdadeiras perguntas." - "The Raw and the Cooked", 1964.

“Cada história é acompanhada por um número indeterminado de anti-histórias, cada uma das quais é complementar a outros.”

“A linguagem é uma razão humana que tem suas razões, e que o homem não sabe.” – “La pensée sauvage”, 1963.

“Nada se parece mais com o pensamento mítico que ideologia política.” – “Anthropologie Structurale”, 1967.

“A ciência por si só é incapaz de responder todas as perguntas e, apesar de seu desenvolvimento, ele nunca vai.”

“A humanidade está constantemente às voltas com dois processos contraditórios, um tende a criar um sistema unificado, enquanto o outro visa manter ou restaurar a diversificação.”
– “Race et histoire”, 1952
.

Nenhum comentário: