NO INICIO DO BLOG

29 de dezembro de 2013

Treinar, escrevendo

 

 

 

As leituras obrigatórias da UFRGS

 
 
 
 
As obras de terminadas pela UFRGS estão adequadas, na medida certa entre a história e a literatura. É uma lista bem mais coerente do que foi a prova do ano passado, que esqueceu de alguns autores importantes. Gregório de Matos é fundamental para a compreensão do Barroco e do Brasil Colônia, mas nunca tinha sido cobrado como obrigatório. Memórias de um Sargento de Milícias é um livro à parte do Romantismo brasileiro e, talvez, o mais importante do período. Esaú e Jacó é de um autor inquestionável – Machado de Assis – e foge de Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. E cobrar Fernando Pessoa é uma gtradição da UFRGS.
Baseado no texto acima, numa redação entre 20 a 30 linhas, você vai dissertar, respondendo a seguinte pergunta:
VOCÊ CONCORDA COM AS NOVAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DA  UFRGS OU PREFERE OBRAS MAIS ATUAIS?

  Como você estuda – usa a internet ou consulta livros e professores?

 
 
 
Os recursos multimídia disponíveis em alguns sites facilitam a aprendizagem. A internet serve como a melhor ferramenta para o estudo, desde que seja bem orientada. Isto pode dar um estudo de qualidade, porque os livros são muito caros.Muitos alunos estão usando-a para assimilar os conteúdos expostos em aula. Na Web leem  artigos, livros, resenhas e resumos. Além disso procuram provas de concursos passados, exercícios de fixação e videoaulas. É uma forma mais dinâmica de estudar.
Baseado no texto acima, numa redação entre 20 a 30 linhas, você vai responder a seguinte pergunta:
 
VOCÊ TAMBÉM PREFERE A INTERNET PARA ESTUDAR?

 As escolas devem ter novas disciplinas?


 
Não adianta acrescentar disciplinas quando as fundamentais como Português e Matemática, por  exemplo são tão administradas. Se incluirmos matérias na grade curricular dos alunos, estaremos diminuindo o tempo de estudo das que são de extrema importância quando se diz respeito à tão sonhada aprovação no vestibular. Se investirmos em educação, estaremos incluindo uma nova metodologia ao dia a dia. Os investimentos beneficiariam os salários dos professores, trazendo didáticas modernas e novas tecnologias. É importante trabalhar bastante a interpretação, a produção textual e a oratória, pois é uma grande dificuldade dos jovens expressarem-se oralmente.
 
 
Baseado no texto acima, numa redação entre 20 a 30 linhas, você vai responder a seguinte pergunta:
VOCÊ É A FAVOR  OU NÃO DA INTRODUÇÃO DE NOVAS DISCIPLINAS NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO 
 
 
 
A escola é uma troca. Entramos para aprender e compartilhar nossos conhecimentos. Por isso, acredito que o bom professor é aquele que, além de ensinar, consegue nos fascinar, nos inspirar, nos fazer gostar do conteúdo.  É aquele que mais do que o ato de transmitir informações e conhecimentos adquiridos; que incentiva o aluno a construir o próprio saber e ir além de suas potencialidades e que está aberto às novidades que surgem. Ou seja, ama e acredita no que faz.
 
Num texto entre 20 a 30 linhas, você vai dissertar respondendo à seguinte pergunta:
 
PARA VOCÊ, O QUE É SER OU TER UM BOM PROFESSOR?
 A ignorância ignorada
 
 
Quando soube que Lindemberg Alves Fernandes havia sido condenado a 98 anos de prisão, senti um mal-estar que não soube de onde vinha. 
Meu mal-estar acabou sendo esclarecido através das palavras da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que alertou para a sexualização precoce e suas conseqüências, o que de certa forma tem relevância com o fato: Eloá, a vítima, começou a namorar Lindemberg aos 12 anos, numa relação consentida pelos pais. Adolescentes vivendo experiências adultas é prática comum hoje. Parecem todos preparados para o prazer, mas na hora de enfrentar crises de possessão, rejeições e demais efeitos colaterais do amor, voltam a ser crianças indefesas, sem as ferramentas para refletir e agir de forma sensata.
Neste sentido, Lindemberg poderia abater esses 98 anos com os pais dele e também com os pais de Eloá, comigo, com você, com todos que fazem parte de uma sociedade que parece não se incomodar com o fato de a ignorância estar ganhando espaço.
Crimes passionais são recorrentes, acontecem com pobres e ricos, moços e velhos. O machismo ainda é praga e precisa ser combatido. Mas o crime deste rapaz, assim como tiroteios dentro de escolas, turismo sexual envolvendo menores de idade, tráfico de drogas ocorrendo abertamente nas ruas, adolescentes pilotando veículos sem habilitação, tudo isso é uma tragédia anunciada: os jovens estão sem um olhar vigilante.  Rosário declarou:”Precisamos não só de governos mais atentos, mas de pais e mães mais atentos, cuidadores mais atentos, sociedade mais atenta.”
O que dói na sentença de 98 anos de Lindemberg é que essa “vitória” é na verdade a revelação do fracasso de todo um sistema familiar que não prioriza o bem-estar mental e físico de cidadãos em formação.
 
 
Baseado no texto acima, você vai escrever uma redação entre 20 a 30 linhas, respondendo a seguinte pergunta:
 
VOCÊ CONCORDA QUE A JUVENTUDE ESTÁ MUITO SOLTA, SEM UM OLHAR ATENTO

Nenhum comentário: