NO INICIO DO BLOG

8 de dezembro de 2013

Tema de redação UFSM 2014


  UFSM > Geral

   Vestibular 2013 - Divulgado o tema da Prova de Redação

   08/12/2013 - 16:12

A professora Cristiane Fuzer anunciou, há pouco, a temática da Prova de Redação do Concurso Vestibular 2013. A prova constitui-se de um texto de apoio e de uma questão a ser respondida:

Os caçadores de mitos.

Não é de hoje que a autoajuda e o esoterismo criam polêmica. Enquanto uns torcem o nariz, outros encontram nos dois gêneros conforto para momentos difíceis. Depositar todas as expectativas nesse tipo de literatura, contudo, pode ser perigoso. A opinião é de Daniel Bezerra e de Carlos Orsi, autores do recém-lançado Pura Picaretagem (Ed. Leya). Mas, calma, não precisa rechaçar toda mensagem otimista que cruzar seu caminho: basta aprender a discernir o que é real do que é armadilha, indica a dupla. Manter uma visão positiva com relação à própria vida ajuda, sim, a encarar dificuldades. Mas pensar que "tudo vai dar certo" não garante que as coisas realmente aconteçam da melhor forma possível. Foi justamente como intuito de trazer as pessoas de volta à realidade que o bacharel em Física Daniel uniu-se ao jornalista e escritor Carlos Orsi.

Fonte: Jornal Correio Braziliense de 30 de junho, 2013.

E para você, a autoajuda é mito ou realidade?

Escreva um texto dissertativo de, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 25 linhas, apresentando sua opinião e seus argumentos sobre esse assunto tão polêmico.

Nenhum comentário: