NO INICIO DO BLOG

1 de maio de 2017

APOSTO X VOCATIVO


  Aposto:
É o termo que explica, desenvolve, identifica ou resume outro termo da oração, independentemente da função sintática que este exerça. Há quatro tipos de aposto:


Aposto Explicativo: 
O aposto explicativo identifica ou explica o termo anterior. É separado do termo que identifica por vírgulas, dois pontos, parênteses ou travessões.

Terra Vermelha, romance de Domingos Pellegrini, conta a história da colonização de Londrina.


Oração Subordinada Adjetiva Explicativa:
É a oração que funciona como aposto explicativo. É sempre iniciada por um pronome relativo e, da mesma maneira que o aposto explicativo, é separada por vírgulas, dois pontos, parênteses ou travessões. É mais comum o uso de vírgulas.

Terra Vermelha, que é um romance de Domingos Pellegrini, conta a história da colonização de Londrina.


Oração Subordinada Substantiva Apositiva:
Oração Subordinada Substantiva Apositiva é a outra oração que funciona como aposto. A função dela, porém, é complementar o sentido de uma oração anterior, que esteja completa sintaticamente.

Ela só quer uma coisa. Essa frase está completa sintaticamente, pois tem sujeito-verbo-objeto, porém incompleta quanto ao sentido, portanto há de se colocar algo que complete o sentido dessa frase. Por exemplo:

Ela só quer uma coisa: que sua presença seja notada. Eis aí a oração subordinada substantiva apositiva. Não confunda com a oração subordinada adjetiva explicativa, que também funciona como aposto, mas que tem como função complementar o sentido de um substantivo anterior, e não da oração anterior. Por exemplo:
A vaca, que para os hindus é um animal sagradopara nós é sinônimo de churrasco. Eis aí a oração subordinada adjetiva explicativa.


Aposto Especificador:
O aposto especificador individualiza ou especifica um substantivo de sentido genérico, sem pausa. Geralmente é um substantivo próprio que individualiza um substantivo comum.

O professor José mora na Rua Santarém, na cidade de Londrina. Nesta oração, José, Santarém e Londrina são apostos especificadores uma vez que especificam os substantivo comuns professor, Rua e cidade.


Aposto Enumerador:
O aposto enumerador é uma sequência de elementos que desenvolve uma ideia anterior.

O pai sempre lhe dava três conselhos: nunca empreste dinheiro a ninguém, nunca peça dinheiro emprestado a ninguém e nunca fique devendo dinheiro a ninguém. 

O escoteiro deve carregar consigo seu material: mochila, saco de dormir e barraca.



Aposto Resumidor:
O aposto resumidor é usado para resumir termos anteriores, geralmente sujeito composto. É representado, geralmente, por um pronome indefinido.

Alunos, professores, funcionários, ninguém deixou de lhe dar os parabéns.




Vocativo:
O vocativo é um termo independente que serve para chamar por alguém, para interpelar ou para invocar um ouvinte real ou imaginário.
Teté, dê-me um beijo!

Nenhum comentário: