Na Acafe, a redação tem um peso um pouco menor do que nos outros vestibulares. Enquanto no processo seletivo da Udesc ela pode representar aproximadamente 23% da pontuação do candidato, na Acafe a redação vale cerca de 14% – a mesma porcentagem dada às dez questões de Português, por exemplo. Por outro lado, ao contrário do que é observado na prova da Udesc e da UFSC, a Acafe não relaciona a redação com as obras indicadas, o que dificulta as tentativas de se estimar o tema.

Cada redação é corrigida por dois avaliadores, de forma individual e sigilosa. A nota do candidato é uma média das duas pontuações.  É difícil chutar o tema da redação na Acafe, já que o edital dá poucas diretrizes sobre a proposta que será entregue. Para ela, o que se percebe é um foco nos temas atuais e regionais.

— A Acafe gosta bastante de imagens, então o candidato também tem grandes chances de encontrar uma charge, uma foto ou um quadrinho. Além disso, a redação costuma trabalhar com temas atuais e muito locais, mas nada impede que o assunto seja de interesse global

Valem pontos na redação: 
• Capacidade de compreender a proposta e aplicar conceitos para desenvolver o tema
• Demonstração de domínio da norma padrão da língua escrita
• Defesa bem elaborada de um ponto de vista a partir dos fatos e informações
• Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da REDAÇÃO.


:: Útimos temas das redações da Acafe: 

2013/2• Tema 1: A proposta discutia os direitos das mulheres a partir de uma discussão bem específica: "No século IX, as leis viam com diferença o adultério praticado pelo homem e o praticado pela mulher". O candidato deveria ampliar a temática e falar de machismo, repressão ou falta de direitos para o sexo feminino.

• Tema 2: Uma foto de um manifestante segurando um cartaz que diz "Impunidade: câncer do Brasil!!!". O candidato precisava relacionar a imagem e discutir as causas e consequências da impunidade no país.


2013/1 
• Tema 1: A charge mostra um funcionário de uma montadora de carros trabalhando próximo a uma câmera de vigilância, debaixo da qual se lê "Sorria, você está sendo assediado". O trabalhador leva um susto com a exclamação que sai da câmera de vigilância: "Por quê você não está sorrindo?!".

• Tema 2: Uma professora carrega uma pilha de papéis, e um homem de terno pergunta: "A senhora quer pagar suas contas com... amor?". Ela responde: "Sim, é que eu sou professora. Como eu trabalho por amor, é o que sobra no fim do mês!".


2012/2 • Tema único: Três textos abordavam o novo Código Florestal Brasileiro sob opiniões muito diferentes _ um criticando os "jahadistas do ambientalismo fundamentalista", outro defendendo a importância da produção agrícola no Brasil, e um terceiro afirmando que a necessidade de se ampliar a área para plantações é uma falácia, pois os países mais desenvolvidos tem trabalhado intensamente com a preservação ambiental. As instruções orientavam o candidato a "expor e analisar as controvérsias sobre o novo código florestal brasileiro".

2012/1 • Tema único: Três textos sobre protestos de rua levavam o candidato a discutir as manifestações como "movimentos reivindicatórios ou de demonstração de força de determinada entidade ou classe religiosa, ou mesmo de movimentos corporativistas". Os trechos trazidos na prova citam situações muito diferentes, como a Marcha da Maconha e a Marcha para Jesus, tentando apresentar os diferentes pontos da discussão ao estudante.