No inicio do blog

17 de setembro de 2016

VALE CHUTAR RESPOSTAS


Seja por falta de conhecimento necessário para resolver a uma determinado exercício ou simplesmente por má administração e controle do tempo durante as provas, é normal num exame extenso como o Enem que o candidato não dê conta de responder as 180 questões. E daí surge a dúvida: Vale a pena chutar questões no Enem ou deixá-las em branco?
Questão EnemApesar de muitos pensarem o contrário, a resposta é SIM, vale a pena chutar no exame nacional. É claro que o ideal é tentar resolver todas as questões, mas, em último caso, é melhor do que deixar em branco. Entenda o porquê na sequência do artigo.
A Teoria da Resposta ao Item (TRI), utilizada para correção e atribuição de notas das provas objetivas do Enem, possui uma metodologia que pré determina o nível das questões – fáceis, médias e difíceis – e também leva em conta o padrão de respostas do candidato.
Desta forma, se um Aluno A erra questões fáceis e acerta difíceis, estes acertos valerão menos pontos do que umAluno B que também acertou as mais fácies. Isso porque a TRI considera que o Aluno A “chutou” as questões difíceis, pois sequer acertou as fáceis. Mesmo assim, o Aluno A ainda ganhará alguns pontos nas questões acertadas, já aquele candidato que deixou os mesmos itens em branco, não pontuará, por isso vale a pena o chute.
Levando tais informações em conta, caso precise “chutar” questões durante a prova, vale a pena seguir as dicas abaixo.

Elimine Alternativas Absurdas

As questões do Enem sempre trazem 5 alternativas. Mesmo que não domine o conteúdo envolvido no enunciado, se você conseguir eliminar uma ou duas alternativas que julgue não ter relação nenhuma com a resposta certa suas chances de acerto matematicamente aumentarão muito.

Procure Sempre a Melhor Resposta

Não é raro no exame um item apresentar duas ou até três alternativas que “aparentemente” estão corretas. Apesar de as informações não serem falsas, certamente uma das respostas se encaixa mais adequadamente ao que foi perguntado. Ao se ver nessa situação, leia novamente o enunciado com atenção, isso pode livrá-lo do chute e consequentemente de cair na pegadinha da questão.

Deixe os Chutes Para o Final

Mesmo que você ignore completamente o assunto de uma ou várias questões, leia-as por completo. Justamente por trazer longos textos, a prova do Enem é repleta de informações e, em algumas situações, a resposta para uma questão pode aparecer no enunciado das seguintes ou até no tema da redação. Por isso os chutes devem ser feitos somente após resolver todas as outras questões, na hora de preencher o gabarito.
Postar um comentário