No inicio do blog

23 de setembro de 2016

EXERCÍCIOS SOBRE VÍRGULA

  1. Marque a alternativa que corresponde ao uso correto da vírgula neste texto: "Marta queria comprar biscoitos mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates balas e sorvetes para saciar sua vontade de doces mas também não os encontrou."
  2. "Ontem vesti duas blusas, duas calças, uma meia grossa, cachecol e gorro". Nesta frase, utilizamos a vírgula porque:
  3. "Senhora, não pode entrar naquela sala, é só para funcionários". A vírgula aqui é empregada para evidenciar dois casos. Assinale a alternativa que corresponde a estes casos:
  4. Quanto às orações coordenadas, é correto afirmar que:
  5. Marque a alternativa onde a vírgula está INCORRETAMENTE aplicada:
  6. Indique a alternativa em que, ao retirarmos as vírgulas, o sentido da frase não se altera:
  7. Se pegarmos a frase "Aquele garoto, revoltado, não parava de reclamar com a secretária" e tirarmos a vírgula, ficaremos com "Aquele garoto revoltado não parava de reclamar com a secretária". Qual é a mudança de sentido que ocorre quando retiramos a vírgula?
  8. Em qual alternativa a vírgula é empregada corretamente?
  9. Em frases como "Senhora, pode entrar" e "Zé, o garçom daquele bar da esquina, se demitiu", temos dois termos: o vocativo e o aposto. Em relação ao aposto e vocativo:
  10. Termo que modifica adjetivo, verbos e advérbios, o adjunto adverbial vem para indicar uma circunstância. Em alguns casos a vírgula vem para isolar esse termo. Marque a alternativa em que ocorre esse isolamento.
  11. Em algumas das frases abaixo as vírgulas foram retiradas em outras, a vírgula não pode ser empregada. Identifique a alternativa que corresponde aos casos onde a vírgula NÃO deve ser empregada.
  12. Qual destas frases está correta?
Postar um comentário