NO INICIO DO BLOG

28 de setembro de 2016

DÚVIDAS


Essas dúvidas de PORTUGUÊS acompanham a vida de muita gente! Então, Vamos esclarecê-las já, sem rodeios.
MEIO-DIA E MEIA é a forma correta! Por quê? Trata-se da referência a 12ª (décima segunda) hora do dia + MEIA hora, ou seja, 12h + metade de uma hora.
A palavra MEIA é um numeral fracionário, que se refere à metade de um todo, de uma unidade. Por ser um numeral fracionário, deverá sempre estabelecer concordância com a unidade fracionada. Dessa forma, a unidade fracionada é a hora, um substantivo feminino: uma hora, meia hora.
Então, MEIO-DIA E MEIO jamais! Ok?
Agora, SÃO meio dia ou É meio dia? Bem, essa também é fácil. A segunda forma é a correta, isto é, É meio dia! Por quê? O verbo SER concorda com o numeral que o acompanha, assim: “São duas horas, São três horas…”. Veja que a partir de duas horas, inclusive, usa-se o verbo SER no plural por ser tratar de mais de uma unidade de hora. No entanto, antes disso, referindo a uma unidade de hora ou menos, usa-se o verbo SER no singular, assim: “É meio dia, É uma hora.”
Então, nada de dizer por aí “São meio dia ou São uma hora”!
E se for assim: “meio dia e vinte minutos?”. Fácil! O que prevalece são as horas em relação aos minutos: “É meio dia e vinte minutos”, “É uma hora e vinte e nove minutos”.

Nenhum comentário: