Além dos já conhecidos, longos e cansativos textos, as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) muitas vezes também trazem outros tipos de elementos menos comuns, como as tirinhas e os quadrinhos.
Estes tipos de “anexos”, normalmente retirados de jornais ou periódicos, trazem tom de humor por meio de críticas ou ao satirizar uma situação ou realidade, utilizando recursos como as figuras da linguagem, a exemplo da ironia, uma das mais recorrentes.
Tais questões aparecem, na grande maioria das casos, na prova de
Linguagens e Códigos, tanto em Língua Portuguesa como em Língua Estrangeira (inglês ou espanhol). A capacidade de
interpretação é fundamental nesses itens e por vezes é suficiente para resolvê-lo, porém em outras situações também é exigida a habilidade de relacioná-la ao que pede o enunciado, como veremos num dos exemplos a seguir.
Confira duas questões do Enem 2013 reproduzidas abaixo e que abordam, respectivamente, uma tirinha e um quadrinho.
Enem 2013 – Questão 125 – Caderno Amarelo
A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude
a) crítica, expressa pelas ironias.
b) resignada, expressa pelas enumerações.
c) indignada, expressa pelos discursos diretos.
d) agressiva, expressa pela contra-argumentação.
e) alienada, expressa pela negação da realidade.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa A
A figura de linguagem denominada ironia é caracterizada pela expressão do contrário daquilo que se pensa, geralmente com a intenção de se fazer crítica. Na tirinha, o uso da ironia é percebido pela flagrante contradição entre a legenda e a cena/fala exposta em cada quadrinho.
Enem 2013 – Questão 128 – Caderno Amarelo
Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em uma situação de interlocução, o predomínio de uma ou de outra função de linguagem. Nesse texto, predomina a função que se caracteriza por
a) tentar persuadir o leito acerca da necessidade de se tomarem certas medidas para a elaboração de um livro.
b) enfatizar a percepção subjetiva do autor, que projeta para sua obra seus sonhos e histórias.
c) apontar para o estabelecimento de interlocução de modo superficial e automático, entre o leitor o livro.
d) fazer um exercício de reflexão a respeito do princípios que estruturam a forma e o conteúdo de um livro.
e) retratar as etapas do processo de produção de um livro, as quais antecedem o contato entre leitor e obra.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa D
Sempre que um emissor constrói um texto existe uma intenção, a qual determina o predomínio de uma das chamadas funções da linguagem. Entre as diferentes funções está a metalinguagem, que emprega o código para fazer referência ou levantar reflexões sobre ele próprio. Ao apresentar diferentes definições sobre o objeto livro, os quadrinhos levam o leitor a refletir como o conteúdo e a forma de um livro são estruturados, conforme a alternativa D.
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