NO INICIO DO BLOG

18 de setembro de 2016

COMO PRONUNCIAR


Eu gosto muito da voz da Elza Soares e, ao ouvir uma versão da música Língua, do Caetano Veloso, pensei no quanto essa canção é rica em assuntos para aulas. Vamos conhecer a letra:
Gosto de sentir a minha língua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódia
E um profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões (…)
De todo esse universo linguístico mencionado por Caetano, escolhi um item: prosódia, que, de acordo com o dicionário Houaiss, é a “1. parte da gramática tradicional que se dedica às características da emissão dos sons da fala, como o acento e a entoação [Ger. está relacionada com os estudos de metrificação.]; 1.1 a própria acentuação das palavras; ortoépia; 1.2 (p.ext.) boa pronúncia; ortoépia”.
Minha escolha se deu também por causa das coberturas jornalísticas das Olimpíadas e das Paralimpíadas, nas quais foram vistos muitos atletas se esforçando para ultrapassar limites. Quando eram bem-sucedidos nessa tarefa hercúlea, os repórteres noticiavam que esses heroicos atletas tinham conseguido bater os REcordes mundiais.
Ora, acontece que a pronúncia dessa palavra, de acordo com a norma culta não tem a sílaba tônica recaindo na proparoxítona. Se assim fosse, o termo deveria ser obrigatoriamente acentuado e não é! Dessa forma, a pronúncia adequada é reCORde, como paroxítona.
O mesmo tipo de problema ocorre com uma lista grande com diversas palavras, da qual selecionei algumas como exemplo. Observe a lista, sem esquecer da regra de tonicidade: são oxítonas as palavras que têm a última sílaba tônica; paroxítonas, a penúltima e proparoxítonas, a antepenúltima e só as últimas têm acento sempre (as oxítonas e paroxítonas podem ou não ter acento, de acordo com as terminações e as regras específicas de acentuação):
  • São oxítonas:
    Condor, ureter, cateter, mister (não é inglês!!!, confira o significado no dicionário e amplie seu vocabulário!), Nobel, ruim
  • São paroxítonas:
    Austero, ciclope, gratuito, caracteres, filantropo, avaro, pudico, rubrica
  • São proparoxítonas:
    Lêvedo, alcíone (a cantora que desculpe a Gramática…), munícipe
Há também palavras que admitem as duas pronúncias na língua culta. Observe os exemplos a seguir, nos quais a primeira pronúncia dada é a mais utilizada no Português do Brasil.
acrobata – acróbata
xerox – xérox
projétil – projetil
Existem algumas situações em que as duas formas são possíveis, porém com significados diferentes. É o que ocorre aqui:
Fluido – substantivo, substância que é capaz de fluir, escorrer.
Ex: Os fluidos corporais são líquidos originários dos corpos de pessoas vivas.
Fluído – particípio do verbo fluir
Ex: O chorume que tinha fluído do lixão contaminou o córrego.
Pronuncia – verbo pronunciar na 3ª pessoa do presente do indicativo
Ex: Ele pronuncia com exatidão as palavras.
Pronúncia – substantivo
Ex: A pronúncia correta das palavras é o assunto do presente texto.

Nenhum comentário: