NO INICIO DO BLOG

27 de setembro de 2016

AGENTE DA PASSIVA



Agente da passiva - Na voz passiva, é termo integrante da oração (que completa o sentido de outro) e indica o ser praticante da ação expressa pelo verbo. Equivale ao sujeito na correspondente voz ativa. Assim, na oração "Eu já li esse livro", "esse livro" é objeto direto e recebe a ação (ler) praticada pelo sujeito (eu). Na construção passiva, "Esse livro já foi lido por mim", o objeto direto da construção na voz ativa passa a sujeito, mas continua a receber os efeitos da ação verbal. O sujeito da construção ativa (eu) exerce, na passiva, a função de complemento com o nome de agente da voz passiva ou simplesmente agente da passiva e continua a expressar autoria da ação verbal. O pronome reto "eu", na condição de complemento, assume obrigatoriamente a forma oblíqua (mim). Dessa forma, o agente da passiva é "por mim". Outro exemplo: "César criou eficiente programa de computador". A construção passiva correspondente é "Eficiente programa de computador foi criado por César", onde a expressão assinalada é o agente da passiva.

Nenhum comentário: