NO INICIO DO BLOG

13 de setembro de 2016

TEMA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: As ações humanas atuais e a herança para o futuro. Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 TEXTO 2 Nossos passos sobre a terra Caminhar na praia oferece um misto de sensações reconfortantes. Pisar na areia macia, respirar a brisa carregada de oxigênio e ter a certeza de que o mar vai apagar nossos passos depois. Isso tudo, provavelmente, faz parte de uma experiência ancestral. Foi andando pela orla marinha que um pequeno grupo de antepassados nossos aventurou-se para fora da África pela primeira vez, há cerca de 50 mil anos. Alimentando-se de peixes, mariscos e frutos do litoral do Oceano Índico e do Mar Mediterrâneo, eles seguiram adiante. Geração após geração, exploraram os recursos daquelas terras generosas. O grupo inicial, de umas 150 pessoas, cresceu e se multiplicou. Hoje, somos 6 bilhões de humanos. E nossa caminhada deixa para trás rastros que o planeta não consegue mais limpar.

Seis ameaças e uma esperança: Contaminação dos alimentos. O uso de fertilizantes e pesticidas na agricultura cresceu mais de 350% entre 1961 e 2002. São mais de 141 milhões de toneladas no mundo todo. Por enquanto, a agricultura orgânica representa menos de 1% da produção na maioria dos países. Invasões biológicas. Organismos fora de seu habitat desequilibram o meio ambiente. Os mexilhões-zebra da China, trazidos por navios, invadiram os rios e lagos das Américas, entupindo canos. Causam bilhões de dólares de prejuízo. A proliferação de algas exóticas do mar, chamada de maré vermelha afeta a pesca. Perda de biodiversidade. A caça e o desmatamento afetam a biodiversidade do planeta. Calcula-se que 16.118 espécies, entre aves, mamíferos e anfíbios estejam ameaçadas de extinção. Falta de água. A erosão e o uso inadequado estão secando alguns dos principais rios do planeta, como o Amarelo na China, e o Colorado, nos Estados Unidos. Em média, 18% da população mundial tem de andar mais de 1 quilômetro a pé para buscar água.

Nenhum comentário: