NO INICIO DO BLOG

29 de setembro de 2016

EXERCÍCIOS SOBRE CONCORDÂNCIA VERBAL

 Concordância Verbal – Questões de Concurso Comentadas

Eis aqui algumas questões de concurso comentadas.  Tente resolvê-las sem olhar a resposta, assim você testa os seus conhecimentos.   Se não se sentir seguro em sua resposta, leia novamente a teoria e só depois veja o resultado.
OBS.: nas quatro primeiras perguntas, preste atenção na ordem gramatical dos termos da oração.  Os gramáticos consideram a ordem direta dos termos na oração a seguinte:
sujeito +verbo+ complemento verbal (se houver)+ circunstâncias (adjuntos adverbiais).  No entanto, a maior parte das frases enunciadas se encontra na ordem inversa, ou seja, o verbo é posto antes do sujeito com o objetivo de confundir o respondente quanto à concordância verbal.  Para responder com maior facilidade, reorganize a frase.
1. (Cesgranrio-RJ) – Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma verbal está errada:
a) Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
b) Podem provocar sérias lesões hepáticas, os defensivos agrícolas à base de DDT.
c) Faltam aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os agrotóxicos.
d) Persistem por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados.
e) Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado
Comentário:
Na questão acima, três conhecimentos são exigidos:
a) Conhecer os princípios básicos de concordância;
b) Saber colocar as frases na ordem direta, assim teremos uma visão clara da relação entre o sujeito e o verbo;
c) Saber discernir verbos pessoais dos impessoais.
Os gramáticos consideram a ordem direta dos termos na oração a seguinte:
sujeito +verbo+ complemento verbal (se houver)+ circunstâncias (adjuntos adverbiais).
As frases acima estão na ordem inversa e, para facilitar a resposta, basta colocar o sujeito das mesmas antes do verbo, assim ficará mais fácil verificar a concordância do verbo com o sujeito. Veja:
“a)diferentes tipos de inseticidas existem”.  A frase está correta, pois o sujeito é simples e está no plural e o verbo existir é pessoal e está no plural; o mesmo se dá com as seguintes frases.
b)”os defensivos agrícolas podem provocar”;
d) “os efeitos nocivos dos inseticidas persistem”.
e) “os defensivos possuem elevado grau de toxidade.
c) Todavia, com a a letra C há um problema: ali o verbo faltar deveria estar no singular porque o sujeito está no singular: sujeito: “uma legislação mais rigorosa; verbo: faltam; complemento: aos países subdesenvolvidos”. Para haver concordância, o verbo deveria ser: falta.
Obs.: muitas pessoas se enganam com o verbo faltar. Ele é colocado, no mais das vezes, no começo da frase: “falta uma hora para o show começar; faltam duas horas..” para indicar tempo.  Com isso, existe a tendência a confundi-lo com um verbo impessoal: bateu três horas ou bateu uma hora. Contudo, como notam, trata-se, porém, de um verbo pessoal que sempre tem sujeito, que é, quase sempre, o termo que vem após o mesmo e denota tempo.  Ex. Faltam quantos minutos para o show começar?  (Sujeito  - Quantos minutos);  duas horas faltam (sujeito: duas horas).
O mesmo vale para o verbo: bastar.  Bastavam apenas duas horas para o show começar; bastava uma hora…
2. (AFC) Julgue os itens abaixo quanto à concordância:
Obs.: você terá que analisar cada item e demonstrar se cada um dos seus verbos têm problemas de concordância com os seus sujeitos e anotar a resposta.  Não se trata, portanto, de verificar se há apenas uma correta ou errada, mas sim de analisar cada item e anotar a análise.
a) Por baixo de um crescimento econômico modesto, uns 2% este ano, estão ocorrendo uma profunda mudança no modelo industrial instalado após os anos 30 no País. É o fim da empresa familiar e a morte da produção que ficarem à margem da economia internacional.
b) O setor passa por um inevitável processo de desnacionalização e de concentração, mas não há risco de o País viver uma desindustrialização.
c) E é esta a mudança que vai sustentar um crescimento mais robusto da economia no futuro, sem que sejam necessárias alguma correção importante na trajetória cambial.
d) Os investimentos estrangeiros vão ajudar, no futuro próximo, a reduzir a demanda por importação e ampliar a capacidade de exportação, abrindo espaços para a retomada mais firme do crescimento.
e) Entretanto, mesmo com a retomada do nível de atividade, o País não terá capacidade de absorver mão-de-obra como tinha quando a economia era fechada.
Comentário
a)      Na letra a, basta colocar a primeira oração na ordem direta que vemos um erro:            “sujeito: uma profunda mudança no modelo industrial instalado após os anos 30 no País – verbo: está ocorrendo.  Além disso, o infinitivo ficarem não deve ser flexionado, pois ele corresponde ao morte da produção;
b)      A letra B não há problemas de concordância;
c)      Na primeira oração não problemas na letra C,porém na segunda, o sujeito algums correção importante não concorda com o verbo verbo sejam  e o número do predicativo necessárias, no plural, não combina com o o do núcleo do sujeito correção. O certo seria: sem que alguma correção seja necessária na trajetória cambial(circunstância de lugar=onde).
d)     Na letra d, não temos problemas de concordância verbal. Sujeito e verbo estão no plural.  Em abrindo espaços , também não há problemas, pois espaços é complemento de abrir e não interfere na concordância.
e)     Aqui também não há problemas com os verbos no singular, pois os sujeitos :País e economia também estão no singular.
Conclusão: Os itens B, C, E estão corretos; os itens A e C apresentam problemas de concordância.
3) (FUVEST) Num dos períodos seguintes não se observa a concordância prescrita pela gramática. Indique-o
A) Não se apanham moscas com vinagre.
B) Casamento e mortalha no céu se talha.
C) Quem ama o feio, bonito lhe parece.
D) De boas ceias, as sepulturas estão cheias.
E) Quem cabras não tem e cabritos vende, de algum lugar lhe vêm.
Comentário: também aqui, basta colocar a frase na ordem direta e o resultado aparece.
a)                 Moscas não se apanham com vinagre.  Correta.
b)                 Casamento e mortalha se talham no céu.  Incorreto: talha. Com o sujeito composto, o verbo deve ir ao plural.  Incorreta
c)                  Correta: sujeito pronome indefinido quem, verbo na terceira pessoa do singular.
d)                 As sepulturas estão cheias de boas ceias.  Correta
e)                 Quem não tem cabras e vende cabritos, (estes) vêm de algum lugar.  Correto. Idem letra C.
Obs: conforme Houaiss, pronome indefinido é o: “pronome que se refere à terceira pessoa de modo indeterminado, p.ex.: algo, alguém, algum, outro, qualquer, outrem, nada, ninguém etc.”  Além disso: “o pronome indefinido pode ser usado em frases interrogativas, p.ex.: quem chegou? quantos vencerão? qual é o seu carro?” (Houaiss, ver verbete pronome). Nesses casos, ele é denominado de pronome interrogativo.
Nos itens, C e E, em nosso entendimento, quem é pronome indefinido.  Nestes casos, o pronome serve de sujeito das orações e o verbo, naturalmente, fica na terceira pessoa do singular.  Para confirmar, basta trocar quem por outro indefinido: Alguém ama o feio e bonito ele parece; alguém cria cabras.
Sacconi nos dá duas explicações interessantes sobre concordância dos indefinidos e interrogativos
a)                 Quando o pronome indefinido ou interrogativo está no plural, seguido de um pronome pessoal também no plural, o verbo concorda com o pronome pessoal:
Quais de nós suportaríamos uma situação daquelas?
Quantos de nós estaremos vivos amanhã?
b)                 Porém, se o pronome indefinido ou interrogativo estiver no singular como sujeito, o verbo ficará no singular:
Quem de vós suportará uma situação daquelas?
Quem de nós estará vivo amanhã?
Alguém estará vivo amanhã?
A bem da verdade, é a regra básica: sujeito simples no singular, verbo no singular; sujeito simples no plural: verbo no plural.  O detalhe é que o sujeito é um pronome.
Se houver dúvidas , releia o item 2.2.3; vá a uma gramática e anote o que é pronome indefinido e interrogativo.
4 – (UB-MG) – Nas duas margens, ………. relva abundante; contudo, lá onde ………. ervas perigosas, no matagal, é que ………. os bois e os cavalos.

a) crescem – existem – pastavam.
b) cresce – existem – pastavam.
c) cresce – existe – pastava.
d) cresce – existe – pastavam.
e) crescem – existe – pastava.
Comentário
Para facilitar a resposta, o mesmo procedimento deve ser realizado: colocar a frase na ordem direta.  Assim, escapamos das ciladas.  Vejamos
Sujeito: (a) relva abundante
Verbo: cresce
Adjunto adverbial de lugar: Nas duas margens.  (onde?)
Sujeito: ervas perigosas
Verbo: existem
Adjunto adverbial: lá;
Sujeito: os bois e os cavalos
Verbo: pastavam
Adjunto Adverbial: no matagal
Conclusão: (a) relva abundante cresce nas duas margens; contudo, onde ervas perigosas existem, lá, é que os bois e cavalos pastavam, no matagal.  Resposta: letra B;

Nenhum comentário: