NO INICIO DO BLOG

19 de fevereiro de 2017

BOM SABER


Dois pontos diametralmente opostos e uma porção de palavras e expressões para indicá-los ou relacioná-los. Às vezes, escreve-se junto, outras vezes separado. Precisamos então de atenção ao sentido exato da palavra ou expressão e um pouquinho de exercício de memória, para não errar a grafia. Vamos observar o que fizeram alguns compositores, ao empregar esses termos:
Na música Elegia, gravada por Caetano Veloso, há dois deles, numa sequência antitética (lembram-se? Antítese é a figura de linguagem em que estão presentes palavras de sentido contrário):
Deixa que minha mão errante adentre atrás, na frente
Em cima, embaixo, entre
Minha América, minha terra à vista
Reino de paz se um homem só a conquista
Minha mina preciosa, meu império
Feliz de quem penetre o teu mistério (…)”
https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/elegia.html
Paulo Vanzolini usa a expressão ‘por cima’ para descrever o percurso na recuperação de uma desilusão, na canção Volta por cima:
“(…) Um homem de moral
Não fica no chão
Nem quer que mulher
Lhe venha dar a mão
Reconhece a queda
E não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima
https://www.vagalume.com.br/beth-carvalho/volta-por-cima.html
E a ‘funkeira’ Ludmilla, em “24 horas por dia” juntou algumas dessas expressões em um mesmo trecho:
“Tu não tem nada pra fazer
E fica nessa agonia
Fala de mim, pensa em mim
24 horas por dia (…)
Faz carinha feia quando passa do meu lado
Ainda por cima baba, me olhando de cima a baixo (…)”
Para não errar a grafia, nem a combinação dessas palavras em expressões, vamos ver exatamente o significado e maneira de escrever cada uma delas:
  • Acima X abaixo: são antônimos e podem indicar um deslocamento:
    O fogo alastrou-se morro acima. As canoas desciam rio abaixo.
  • Em cima X embaixo: também indicam oposição na localização, mas agora a grafia é diferente. Podem ser substituídos pelas preposições sobre (=em cima) e sob (=embaixo)
    Em cima do prédio (sobre o prédio) há um heliporto;
    embaixo dele fica a garagem (sob ele)
  • Por cima: uma posição superior ou um acréscimo
    Os meninos jogaram a bola por cima do muro, de volta para o campinho.
  • De cima a baixo: todas as palavras separadas, indicam um ‘delta S’ (Física? Sim!). Indica um intervalo entre dois pontos no espaço, podendo significar também a totalidade de algo.
    O lutador mediu o oponente de cima a baixo.

Nenhum comentário: