Em uma dissertação argumentativa, o aluno demonstra um conhecimento do assunto a ser abordado com o intuito de persuadir o leitor.
Uma redação deve ter um começo, um meio e um fim, e o nome técnico de sua estrutura é introdução, desenvolvimento e conclusão. Quando a proposta da redação é de uma dissertação argumentativa, a expectativa da banca é que o aluno demonstre um conhecimento do assunto a ser abordado com o intuito de persuadir e convencer o leitor a concordar com o seu ponto de vista.
INTRODUÇÃO
A introdução é a parte da dissertação argumentativa que vai levar o leitor para dentro do texto; seus objetivos são mostrar a atualidade e a relevância do tema, fazendo sua contextualização, e sugerir uma abordagem (contra ou a favor) sobre o tema. Essa abordagem é conhecida como tese.
Estratégias de Introdução:
- Citação de argumentos
- Contexto histórico
- Exemplo concreto
- Flashes ou frases nominais
- Dados estatísticos
- Alusão cultural
- Conceituação
DESENVOLVIMENTO
O parágrafo de desenvolvimento de uma dissertação argumentativa deve desenvolver apenas uma ideia principal que deve ser articulada ao todo. O parágrafo-padrão deve ser composto de um tópico frasal, que é o período que contém a síntese da ideia que vai ser desenvolvida ao longo do parágrafo.
Formas de Ampliação:
- Explicação
- Exemplificação
- Argumento de autoridade
- Causas e consequências
- Dados estatísticos
- Raciocínio lógico (dedução, indução e dialética)
CONCLUSÃO
A conclusão deve evidenciar o fim da dissertação argumentativa com a utilização de um conectivo conclusivo. Ela serve para esclarecer o seu ponto de vista, estabelecer um diálogo com a introdução e ratificar sua tese, através da paráfrase. Não se deve esquecer que a conclusão deve promover uma reflexão e se for a redação do ENEM, deve ter a proposta de intervenção social que é uma solução para o problema apresentado no tema.
OBS: Não se esqueça que, durante toda sua dissertação argumentativa, deve ser mantida coerência, que é a sequência lógica de ideias, e a coesão, que é a ligação entre as partes do texto através dos mecanismos conhecidos como ganchos (ligação entre parágrafos) e as conjunções (ligação de frases dentro do parágrafo).
EXERCÍCIOS
1- (ENEM 2013) Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.
RODRIGUES. S. Sobre palavras. Veja, São Paulo, 30 nov. 2011.
Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:
a) “[…] a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas.”
b) “Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe […]”.
c) “O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava ‘influência dos astros sobre os homens’.”
d) “O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper […]”.
e) “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.”
2- (ENEM 2011) Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que:
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.
3- (UFSM) Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, … caiu.
2. Dormiu mal, … os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, … a alma é imortal.
4. Leu o livro, … é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, … podem servir mais tarde.
a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto
GABARITO
1. E
Comentário: A forma verbal “fizesse” tem seu sujeito oculto, fazendo referência ao vocábulo viral grippe, que significa agarrar. Caso o fragmento fosse reescrito com o sujeito explícito, teríamos: “Supõe-se que o vocábulo grippe fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.”
2. A
Comentário: A expressão “Além disso” estabelece coesão, dando sequência às ideias ditas anteriormente.
3. B
Comentário: “Por isso” é uma conjunção conclusiva, “porque” é uma conjunção explicativa, “mas” é uma conjunção adversativa, “portanto” é uma conjunção conclusiva e “que” é uma conjunção explicativa e elas estabelecem o sentindo necessário nas frases.
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