NO INICIO DO BLOG

13 de fevereiro de 2017

COMO ESCREVER UM BOM TEXTO

Ainda não sabe como fazer redação? Prepare-se: com esta lista, você vai fazer uma redação perfeita!

como fazer redacao
Vem comigo!
Nesse resumo, vamos ver 6 dicas incríveis para que você nunca mais tenha dúvidas na hora de desenvolver o seu texto. Elas servem para os temas de caráter objetivo, como Questões Sociais, Atualidades, Leis e Projetos.
É muito importante saber que existem ferramentas, perguntas certas, objetivos para cada tipo de tema; isso pode nos ajudar a tirar uma boa nota e até mesmo nota 1000.

Reconhecer um paradoxo ou círculo vicioso

Durante o desenvolvimento da sua redação, alguns objetivos podem ser trabalhados, garantindo uma abordagem ampla do assunto. Reconhecer um paradoxo é muito bom para apresentar pontos positivos e negativos, prós e contras; geralmente, temas sobre questões sociais envolvem grandes contradições da realidade brasileira.
Caso você não consiga reconhecer um paradoxo, tentar montar um círculo vicioso também pode ser uma boa estratégia. Verificar que ocorre uma relação de dependência e benefício entre instituições e o povo mostra uma capacidade de percepção muito valorizada pela banca. Entretanto, deve-se trabalhar com fatos, com relações visíveis. Não crie um círculo vicioso apenas para ser conveniente ao tema proposto.
Por exemplo: se o tema da sua redação envolver as questões sociais falando sobre a Reforma Agrária, você pode notar um paradoxo no fato de que poucas pessoas possuem muita terra e muitas pessoas têm pouca ou nenhuma terra. Já o círculo vicioso pode ser observado na relação entre a população carente, políticos e eleições. A população é carente e pouco assistida e os políticos esperam pelo momento das eleições, quando enviam ajuda para o povo; este, por sua vez, se sente bem, tornando-se público eleitoral àqueles que a beneficiaram. Assim, esse quadro se mantém durante o período eleitoral e tende a se repetir no próximo e assim por diante.

como fazer redacao
Calma! Sem desespero! É simples assim mesmo!

Analisar com postura científica

Ao defendermos um ponto de vista, devemos tomar muito cuidado para que o nosso discurso não seja um jargão político-demagógico. O nosso objetivo na dissertação é bem diferente. O que queremos é mostrar a capacidade de argumentação sobre determinado assunto, tendo embasamento e fontes seguras. Por isso, evite os discursos apelativos e o tom panfletário como “precisamos mudar o mundo” ou “juntos venceremos”.

como fazer redacao
Aquele momento em que você se pergunta por que não te falaram isso antes…

Evidenciar o lado humano da questão

Ao mesmo tempo em que é preciso falar cientificamente numa redação, é necessário evidenciar o lado humano, também. Como isso acontece? Bom, você pode exemplificar a questão, apontando situações humanizadas, como, por exemplo, os relacionamentos familiares. Lembre-se: o êxito argumentativo vai depender da maneira como o texto é escrito, do tipo de linguagem (formal) e do distanciamento equilibrado a respeito do tema.
como fazer redacao
Linguagem sempre formal! Não se esqueça!

Apontar o fenômeno social

Quando falamos sobre leis e projetos, um bom recurso argumentativo é falar sobre o momento social que originou a necessidade para a criação dessa lei ou desse projeto. Contextualizar, ver a origem do problema e o que está por trás da regulamentação de fenômenos sociais são boas estratégias para organizar o pensamento e mostrar conhecimento sobre o tema proposto. Exemplos disso é o projeto de lei que propõe a redução da maioridade penal para 16 anos e a lei seca.
como fazer redacao
Preparar. Apontar!

Reconhecer a essência da polêmica

Se o tema não for polêmico, provavelmente não será tema de redação. Assim, precisamos perceber a essência do assunto, isto é, o que transforma o assunto em algo que é propício para a discussão. É preciso, portanto, um momento para analisar a proposta de redação, organizar as causas para que aquele tema seja o escolhido. Exemplos de temas polêmicos: Liberação da Maconha, Legalização do Aborto, Doação Automática de Órgãos.
como fazer redacao
Alguém falou polêmica?

Análise dialética

É aquela análise que apresenta uma tese, uma antítese, chegando a uma síntese. Essa ferramenta é muito boa para abordar aspectos positivos e negativos, fazendo um contraponto de ideias, chegando a uma síntese que permite que você supere a contradição existente.
Por exemplo: a dialética é um método de raciocínio que faz com que você olhe para uma realidade e fale sobre ela de forma aprofundada, vendo os dois lados da questão. Se o tema fala sobre A Comunicação na Era da Tecnologia, essa dualidade pode ser vista na pergunta: “A tecnologia facilita ou dificulta a comunicação entre as pessoas?”. Percebe-se que é possível abordar dois lados da questão. Isso é uma análise dialética. Após a abordagem desses dois aspectos, chega-se numa síntese, um “resultado” para o diálogo ou confronto desses dois posicionamentos.
como fazer redacao
Agora você já sabe como não errar!

EXERCÍCIOS

1)
 como fazer redacao
Os conflitos relacionados à propriedade fundiária no Brasil possuem raízes históricas profundas e uma multiplicidade de agentes sociais envolvidos.
Na situação referida nos quadrinhos, um desses agentes sociais, o grileiro, é mais especificamente definido por:
a) apoderar-se de terras de forma ilegal
b) promover a segurança pessoal dos latifundiários
c) pressionar os pequenos fazendeiros para a venda dos imóveis
d) ocupar uma pequena área desprovida de título de propriedade

2)
como fazer redacao
A lei que transforma o funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro foi aprovada em 2009.
A principal razão para esse reconhecimento legal está associada à política de:
a) defesa de ritmos brasileiros
b) inclusão de grupos políticos
c) projeção de jovens intérpretes
d) valorização de manifestações populares

3)
como fazer redacao
A polêmica sobre os efeitos do genocídio de Ruanda, ocorrido em 1994, aponta para contradições dos processos de constituição de Estados nacionais na África contemporânea.
Com base na análise dos textos, a resolução dessas contradições estaria relacionada à adoção das seguintes medidas:
a) conciliação político-religiosa – afirmação das identidades locais
b) punição das diferenças culturais – unificação da memória nacional
c) denúncia da dominação colonial – integração ao mundo globalizado
d) reforço do pertencimento nacional – revisão das heranças da descolonização

GABARITO

1) A
2) D
3) D

Nenhum comentário: