NO INICIO DO BLOG

8 de fevereiro de 2017

REDAÇÃO 2017

Dicas de Redação Enem

A elaboração de um bom texto para uma Redação Enem ser divida em basicamente três pontos que você pode ver abaixo.  

1 – Introdução

Aqui, você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer. É na largada do texto dissertativo argumentativo que você ‘sinaliza’ o caminho da Redação.

2 – Desenvolvimento

Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista.
Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo e a partir disso desenvolver um argumento completo por frase.
 É no desenvolvimento que você constrói os argumentos e faz a defesa de um ponto de vista.

3 – Conclusão

Para terminar a Redação Enem, retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema.
Dê a solução a partir dos pontos levantados por você na sua redação. 
Para o seu texto não ficar confuso e para que seus argumentos fiquem claros, algumas dicas podem ajudar:
  • Use uma linguagem mais simples, mas sem apelar para o coloquialismo exagerado;
  • Não repita palavras desnecessariamente, pois o texto fica pobre e cansativo. Busque sinônimos, especialmente quando você está treinando em casa e tem tempo para fazer isso. O seu vocabulário vai aumentar e vai ficar mais fácil pensar em palavras alternativas durante a prova.
  • Seja objetivo. Tente não repetir argumentos, dizendo a mesma coisa várias vezes. Preze pela qualidade do seu texto.
  • O seu texto deve ter ao menos três parágrafos, um para a introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão. O ideal é que o seu desenvolvimento tenha ao menos três parágrafos, dessa forma, você pode expor três argumentos diferentes para embasar a sua tese.
  • Aponte soluções coerentes para o problema levantado, sem fazer críticas que não tenham fundamento.
  • Por fim, releia o texto para corrigir pequenos erros e organizar a redação da melhor forma possível. Pense no seu interlocutor e se pergunte: “o meu ponto de vista ficou claro para o leitor?”.

Nenhum comentário: