NO INICIO DO BLOG

9 de fevereiro de 2017

Modelo de texto dissertativo argumentativo


Sedentarismo político

A Democracia é a forma de governo na qual a soberania é exercida pelo povo. Esse sistema, tão almejado por muitos povos, tem como principal característica as oportunidades de participação popular nas decisões políticas, principalmente, por meio do voto. Percebe-se, porém, desde as últimas décadas do século XX, que a representatividade política encontra-se em grave crise, evidenciada na relação entre os representantes e a população.
Primeiramente, podemos analisar o cenário das últimas eleições presidenciais do Brasil. O elevado número de votos brancos, nulos e de abstenções torna evidente a falta de identificação entre o povo e seus possíveis representantes. A partir disso, é possível considerar, até mesmo, essa situação como forma de protesto. É importante, também, ressaltar as manifestações populares ocorridas tanto nas ruas, quanto na internet, em que o povo revelou um evidente descontentamento com a situação em que nos encontramos.
Em contrapartida, mas ainda como indicador da falta de representatividade, há, também, o grupo de pessoas alienadas politicamente. Essas pessoas não demonstram interesse em participar da vida pública, alegando não acreditar em mudanças e, principalmente, alegam a sensação de não se sentirem representadas por nenhum partido. Podemos atribuir como uma das causas desse cenário de insatisfação o comportamento dos nossos representantes e, principalmente, o sistema de corrupção que se instaurou no país. É possível, também, levantar como causa a fragmentação social, que divide a sociedade em grupos que lutam pelos próprios interesses, sem reivindicar projetos que abranjam os interesses de toda a população.
Fica claro, portanto, que a crise na representação política não favorece o poder popular. Dessa forma, a situação só tende a piorar, aumentando o poder de políticos que não correspondem às expectativas da população. Para que ocorram mudanças, as pessoas devem se conscientizar da importância da sua participação pública e colocar em prática o conceito de democracia.

Nenhum comentário: