O prazo para participação na consulta pública sobre mudanças para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que encerraria nesta sexta-feira (10), foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) por uma semana, portanto até 17 de fevereiro.
A consulta abre espaço para que a população, em especial os estudantes que vão concluir o ensino médio neste ano e devem prestar o Enem 2017, participe opinando sobre basicamente três pautas que abordam possíveis mudanças no exame.
A primeira delas diz respeito a possibilidade de redução do formato da prova de dois dias com 180 questões para apenas um, com cerca de 100 itens. A segunda aborda, no caso da possível manutenção de dois dias, a aplicação em um final de semana, dois domingos seguidos ou um domingo e uma segunda-feira. A terceira pauta refere-se a possibilidade de aplicação no exame pelo computador, que não pode ser implementada para este ano mas para edições futuras.
![]()
Há ainda um quarto item, um campo de digitação aberto para qualquer opinião ou sugestão sobre possíveis alterações no Enem além dos tópicos informados e indicados pela consulta.
Apesar de ser direcionada principalmente aos alunos, a consulta pública pode e deve ser preenchida pelo maior número de cidadãos possível. Quem quiser participar deve acessar este formulário online disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao MEC e responsável pela organização do Enem.
É importante esclarecer, conforme foi explicado por representantes do ministério na abertura da consulta pública, que não trata-se de uma votação para decidir o futuro do Enem, mas sim um meio de diálogo e participação da sociedade nas possíveis mudanças do exame.
O Edital do Enem 2017, que trará todas as regras e datas importantes desta edição, incluindo as novidades, deve ser divulgado ainda este mês, logo após o encerramento do prazo de participação na consulta.
|
NO INICIO DO BLOG
11 de fevereiro de 2017
Enem 2017: Participação na Consulta Pública Foi Prorrogada até dia 17
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário