NO INICIO DO BLOG

11 de fevereiro de 2017

Enem 2017: Participação na Consulta Pública Foi Prorrogada até dia 17


O prazo para participação na consulta pública sobre mudanças para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que encerraria nesta sexta-feira (10), foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) por uma semana, portanto até 17 de fevereiro.
A consulta abre espaço para que a população, em especial os estudantes que vão concluir o ensino médio neste ano e devem prestar o Enem 2017, participe opinando sobre basicamente três pautas que abordam possíveis mudanças no exame.
A primeira delas diz respeito a possibilidade de redução do formato da prova de dois dias com 180 questões para apenas um, com cerca de 100 itens. A segunda aborda, no caso da possível manutenção de dois dias, a aplicação em um final de semana, dois domingos seguidos ou um domingo e uma segunda-feira. A terceira pauta refere-se a possibilidade de aplicação no exame pelo computador, que não pode ser implementada para este ano mas para edições futuras.
Há ainda um quarto item, um campo de digitação aberto para qualquer opinião ou sugestão sobre possíveis alterações no Enem além dos tópicos informados e indicados pela consulta.
Apesar de ser direcionada principalmente aos alunos, a consulta pública pode e deve ser preenchida pelo maior número de cidadãos possível. Quem quiser participar deve acessar este formulário online disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao MEC e responsável pela organização do Enem.
É importante esclarecer, conforme foi explicado por representantes do ministério na abertura da consulta pública, que não trata-se de uma votação para decidir o futuro do Enem, mas sim um meio de diálogo e participação da sociedade nas possíveis mudanças do exame.
O Edital do Enem 2017, que trará todas as regras e datas importantes desta edição, incluindo as novidades, deve ser divulgado ainda este mês, logo após o encerramento do prazo de participação na consulta.
Postar um comentário