NO INICIO DO BLOG

11 de junho de 2014

Conclusão



Nos artigos anteriores, nós escrevemos três parágrafos: um parágrafo introdutório e dois de desenvolvimento. Agora, precisamos escrever o último parágrafo da dissertação tradicional: a conclusão.
A função do parágrafo conclusivo é retomar o que foi dito ao longo da redação para fazer um fechamento. Ele deve ser claro e objetivo. Isso significa que não há espaço para argumentar nem para desenvolver nada; não podemos acrescentar novas ideias nem apresentar novos argumentos na conclusão.
Há várias estratégias para finalizar uma redação. Uma delas é trabalhar com definições e conceitos, explorando as características de alguma coisa. Com base nisso, podemos escrever algo assim:
Como todos os avanços tecnológicos, a internet pode trazer benefícios ou malefícios à sociedade e isso dependerá dos propósitos de quem a usa. Independente desse fato, é inegável dizer que a internet está presente no cotidiano das pessoas e faz parte da cultura moderna.

A expressão em azul faz a retomada de tudo o que foi exposto na redação. A parte sublinhada segue a estratégia de se trabalhar com definições, conceitos ou características.

Também podemos usar a estratégia da projeção, trabalhando com perspectivas e projeções para um futuro próximo:

 Como todos os avanços tecnológicos, a internet pode trazer benefícios ou malefícios à sociedade e isso dependerá dos propósitos de quem a usaIndependente desse fato, é inegável dizer que a internet continuará presente no cotidiano das pessoas, influenciando a sociedade e moldando as características de nossa cultura.  

Caso o tema seja referente a algum tipo de problema ou situação, a conclusão também pode propor algum tipo de solução.

Independente da estratégia que usarmos, devemos sempre retomar o que foi dito ao longo do texto sem acrescentar ou desenvolver novos argumentos. Essa é a característica do parágrafo de conclusão. 

Depois de escrever o último parágrafo de sua redação, o rascunho de seu texto estará pronto. Agora, você vai precisar fazer uma leitura crítica, ou seja: revisá-lo. É nesse ponto que os erros aparecem e que os ajustes finais devem ser feitos.

Para tanto, é preciso ter em mente alguns aspectos importantes da redação, como coerência, coesão, entre outros, que devem ser levados em consideração ao longo da revisão de seu texto.

Nenhum comentário: