NO INICIO DO BLOG

19 de junho de 2014

Correção da redação - ENEM 2015

Novas regras da redação do Enem

Por causa das confusões que houveram em avaliações e correções nas provas de redação do Enem em anos anteriores, o MEC decidiu fazer modificações no edital. Nesse texto você saberá quais são elas e o motivo para que essas modificações fossem implantadas.
Por motivos vistos por toda a população brasileira, nos anos anteriores algumas redações do Enem fizeram o mundo parar e olhar para os ajudantes e corretores dos textos, que aceitavam erros brutescos e não respeitavam as normas de correção que se era exigido.
Textos sobre assuntos que fugiam completamente do que se era pedido foram escritos nas redações e ainda assim os candidatos conseguiram tirar nota acima de 500 pontos. Alguns conseguiram nota máxima – 1000 pontos – sem nem mesmo obedecer todas as competências da prova.
enem 3
Por causa desse escândalo educacional e injusto, o MEC fez algumas modificações no edital  para a redação, além de fazer com que a banca examinadora passe a partir de agora a  pagar mais por cada redação corrigida, além de solicitar o aumento de corretores e ajudantes. Também diminuiu em 100 pontos a diferença do primeiro corretor para o segundo, fazendo com que haja um terceiro corretor que avalie o porque dessa diferença.
As pessoas que trabalharem na banca de correção e derem nota máxima ao aluno, terá que justificar detalhadamente o porque está lançando essa nota, para que só obtenham resultados máximos, quem respeitar todos os quesitos da redação.

As regras de correção agora são:enem 1

* O aluno que fugir dos requisitos da redação, colocando temas que não condizem com nenhum dos assuntos propostos ou sair da estrutura textual dissertativo-argumentativo terá sua prova anulada;
* Caso o candidato não escreva na folha de redação ou faça qualquer tipo de desenho ou ilustração a nota será zero;
* Se o candidato escrever apenas sete
linhas, será considerado seu texto insuficiente e sua nota será zero;
* Se a redação possuir qualquer citação dos textos auxiliares do caderno de perguntas, a prova será anulada.
Essas modificações foram feitas para que as notas sejam realmente levadas a sério, que sua correção seja justa, que nenhum deboche seja acrescentado no texto e fazendo com que a norma culta seja respeitada como um critério de correção, como diz as normas do edital.

Nenhum comentário: