NO INICIO DO BLOG

30 de junho de 2014

Item ou ítens????????

Item ou ítem

forma correta de escrita da palavra é item, sem acento. A palavra ítem, com acento, está errada. Devemos utilizar o substantivo comum masculino item sempre que quisermos referir cada uma das unidades de um conjunto que estão sendo enumeradas, sendo sinônimo unidade, elemento, ponto, cláusula,… Usa-se em relatos, regulamentos, contratos, cláusulas de escrituras, verbas de contas, listas e inventários. Item significa também um artigo, mercadoria, objeto ou produto. A palavra item pode ser ainda um advérbio com significado de também, igualmente, da mesma forma.
A palavra item é uma palavra paroxítona, tendo a penúltima sílaba como sílaba tônica. Não necessita de acento uma vez que, segundo as regras de acentuação do português, as palavras paroxítonas não são geralmente acentuadas, com exceção das paroxítonas terminadas em: r, x, n, l, ps, om, ons, um, uns, ã, ãs, ão, ãos e ditongos orais. Palavras terminadas em -em, como item, não necessitam de ser acentuadas: homem/homens, nuvem/nuvens, selvagem/selvagens, jovem/jovens.
O plural da palavra item é itens, seguindo a regra de formação do plural dos substantivos terminados em –am, -em, -im, -om, -um. A formação do plural é feita substituindo o –m por –ns: item/itens, bombom/bombons, um/uns,…
Exemplos:
  • Já consegui cumprir o primeiro item da minha lista de realizações.
  • O inventário já está com mais de quarenta itens.

Nenhum comentário: