NO INICIO DO BLOG

11 de junho de 2014

Introdução


introdução é o primeiro parágrafo da dissertação e ela deve conter, pelo menos, três estruturas: apresentação e contextualização do tema, apresentação da tese e apresentação dos argumentos principais. Logo, o primeiro passo para escrever o parágrafo introdutório é apresentar e contextualizar o tema. 

Vamos supor que o tema esteja relacionado com “internet”. Então, eu preciso começar a minha redação apresentando esse tema, contextualizando-o e o apresentando de alguma forma. Veja alguns exemplos:

1) “A internet faz parte da sociedade moderna e é uma característica marcante da geração atual”.
2) “A internet é o reflexo do avanço tecnológico promovido pelo homem, que transcende as barreiras físicas e passa a viver num universo virtual sem fronteiras”.
3) “Assim como muitas invenções mudaram a história do homem, a internet se revelou como o marco de uma nova geração e de uma nova cultura”.

Observe que há diversas maneiras de se apresentar o tema. Geralmente, a melhor estratégia é trabalhar com definições e com conceitos e, para tanto, basta se perguntar: o que é internet? O que ela proporciona à sociedade? Pense em tudo o que você sabe a respeito do tema e procure o que você sabe de melhor dele. 

Vamos adotar o item 1: “A internet faz parte da sociedade moderna e é uma característica marcante da geração atual”. Agora que já apresentamos o tema, nós precisamos nos posicionar a respeito dele, ou seja: precisamos de uma opinião e devemos convencer o leitor a concordar com ela.

O tema “internet” é muito amplo e podemos falar muita coisa ao seu respeito. Porém, de modo geral (em minha opinião), eu acredito que ela pode servir tanto para o bem quanto para o mal. Logo, a minha opinião é: “a internet serve para o bem e para o mal”. A partir dessa opinião eu irei formular a minha tese:

“A internet possui tanto aspectos positivos quanto negativos e isso depende de seu uso”.

Veja que a minha opinião, a grosso modo, é: “a internet é boa e também é má e isso depende do internauta”. Agora, eu preciso convencer o leitor da melhor maneira possível a aceitar essa opinião. Para tanto, precisamos de ideias, ou seja: de argumentos. Cada argumento será explicado e desenvolvido ao longo dos parágrafos de desenvolvimento. Como a redação geralmente tem dois parágrafos de desenvolvimento, então eu preciso de dois argumentos que me ajudem a convencer o leitor a aceitar a minha opinião.

Argumento 1: “a internet é boa porque facilita o acesso ao conhecimento e à informação”.
Argumento 2: “a internet é ruim porque ela não é muito segura, o que dá margem a diversos problemas”

Bem, então nós já temos a apresentação do tema, da tese e dos dois argumentos principais. Isso quer dizer que já temos a nossa introdução:

A internet faz parte da sociedade moderna e é uma característica marcante da geração atualO seu principal aspecto positivo é a facilidade de acesso ao conhecimento e à informaçãoentretanto o seu mau uso pode prejudicar os seus usuários de inúmeras formasO que a caracteriza como benéfica ou maléfica é o modo que ela é usada”.

Laranja: apresentação do tema
Azul: argumento 1
Verde: argumento 2
Vermelho: tese

Observe que temos nesse parágrafo todos os elementos necessários para fazer uma introdução. Apresentamos tanto o tema como a tese e indicamos os dois argumentos principais que vão dar origem aos dois parágrafos de desenvolvimento. Logo, para você fazer a introdução é preciso saber o que vai falar e também quais argumentos serão usados para defender a sua opinião. Não podemos começar uma redação sem saber direito o que vamos escrever.

Portanto, antes mesmo de começar o parágrafo introdutório é importante que você faça um esquema com todas as suas ideias, arquitetando o conteúdo de seu texto, separando os argumentos principais e a tese. A introdução deve revelar ao leitor, de modo claro e objetivo, o tema, a tese e os argumentos que serão desenvolvidos ao longo da dissertação. Lembre-se: você irá apenas apresentar e indicar os argumentos. Ou seja: você não vai desenvolver nem explicar nada na introdução.

Nenhum comentário: