NO INICIO DO BLOG

29 de junho de 2014

Tema de redação

                                                                             TEMA DE REDAÇÃO

            Deve existir nos homens um sentimento, profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se tem escrito poemas e hinos, a ela se tem levantado estátuas e monumentos, pôr ela se tem até morrido com alegria e felicidade.
            Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a gritavam: “Liberdade!  Liberdade, Igualdade e Fraternidade”; nossos avós cantaram – “Ou ficar a pátria livre / ou morrer pelo Brasil”; nossos pais pediam: “Liberdade! Liberdade! /abre as asas sobre nós”, e nós recordamos todos os dias que o “sol da liberdade em raios fúlgidos brilhou no céu da Pátria...”em certo instante.
            Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposição de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.
            Ser livre – como diria o famoso conselheiro... – é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho.







Escreva um texto dissertativo- argumentativo, posicionando-se sobre o que significa para você liberdade. Modelo ENEM.

Nenhum comentário: