NO INICIO DO BLOG

2 de janeiro de 2015

Adjunto adnominal

Adjunto adnominal

Adjunto adnominal
O adjunto adnominal é representado pelos artigos, numerais adjetivos, pronomes adjetivos, adjetivos e locuções adjetivas

Adjunto adnominal... Talvez você não conheça esse termo ainda, não é verdade? Não se preocupe, trata-se de um termo simples e que faz parte dos muitos assuntos relacionados à nossa língua. Dessa forma, ao constatarmos as características que a ele pertencem, você perceberá que já conhece todas, ou quase todas elas, pois já as estudamos.
Mas, antes de tudo, começaremos compreendendo o conceito de adjunto adnominal. Ele se caracteriza como o termo que especifica, determina ou explica um substantivo, e por essa razão podemos afirmar que possui uma função adjetiva, ou seja, a de atribuir uma qualidade, uma característica.
Assim sendo, para que tudo fique bem claro, vamos analisar o enunciado que vem a seguir?
O garoto esperto ganhou uma linda bola.
Vamos embarcar numa missão imbatível: irmos à caça dos substantivos dessa oração: Pronto! Já os encontramos e eles são representados por:
GAROTO O
ESPERTO
BOLA UMA
LINDA
Constatamos que em torno dos dois substantivos que encontramos (garoto e bola) existem algumas palavras que os acompanham, representadas por: o, esperto, uma e linda.
Todas essas palavras pertencem às classes gramaticais, das quais já temos conhecimento. Não se recorda? Para relembrá-las, acesse o texto: “Classes gramaticais”. Percebeu que se trata de algo simples?
Pois bem, conheceremos a partir de agora quais são exatamente os elementos que pertencem a essas classes, que representam os adjuntos adnominais. Para isso, aproveitaremos o exemplo expresso pela oração anterior:
Os adjuntos adnominais conferem uma característica ao substantivo
Os adjuntos adnominais conferem uma característica ao substantivo
Artigos definidos ou indefinidos:
O – artigo definido
Uma – artigo indefinido
Pronomes adjetivos
Mesmo que na oração eles não estejam presentes, são representados por “aqueles, aquelas, meus, minha, sua, entre outros”.
Numerais adjetivos
Representados pela classe dos numerais, podendo ser cardinais (um, dois, etc.), ordinais (primeiro, terceiro, etc.), entre outros.
Adjetivos
Esperto
Linda
Locuções adjetivas
Vimos as ondas do mar. (marítimas)
É sincero o amor de mãe. (materno)

Nenhum comentário: