NO INICIO DO BLOG

2 de janeiro de 2015

Vícios de Linguagem

Vícios de Linguagem
1. Barbarismo: Grifo ou pronúncia de uma palavra em desacordo com a norma culta.
"Gratuíto" (em vez de gratuito)
"Rítmo" (em vez de ritmo)
2. Solecismo: Desvio da norma em relação à sintaxe.
"Fazem dois anos que não nos vemos" (em vez de faz)
3. Ambiguidade ou Anfibologia: Deixar a frase com mais de um sentido.
"O menino viu o incêndio da escola"
4. Cacófato: Mau som produzido pela junção de palavras.
"Beijou na boca dela".
"Eu vi ela". (Eu viela?)
"Eu amo ela" (Eu a moela?)
"Não tenho pretensão acerca dela".
(Não tenho pretensão a ser cadela?)
"Vou-me já porque já está pingando".
(Vou mijar porque já está pingando?)
"Tenho culpa eu" (Tem c... pá eu?!)
5. Pleonasmo Vicioso: repetição desnecessária de palavras para expressar uma ideia.
"Subir pra cima"
"Entra pra dentro, menino!"
6. Neologismo: criação desnecessária de palavras novas.
"O ministro se considerava imexível"
7. Eco: Repetição de um som numa sequência de palavras.
"A decisão da eleição não causou comoção na população."
8. Arcaísmo: Utilização de palavras que já caíram em desuso.
"Vossa Mercê vai pescar"

Nenhum comentário: