NO INICIO DO BLOG

2 de janeiro de 2015

Complemento nominal

Complemento nominal
O complemento nominal se caracteriza como aquele termo que completa o sentido dos nomes, demarcados pelo substantivo, adjetivo e advérbio.
O complemento nominal completa o sentido de alguns nomes (substantivo, adjetivo e advérbio)
O complemento nominal completa o sentido de alguns nomes (substantivo, adjetivo e advérbio)

Falar sobre o complemento nominal nos instiga a fazer algumas menções a aspectos de ordem gramatical, ou seja, por que nominal? Antes de tudo, precisamos reconhecer que em se tratando de determinadas nomenclaturas propostas pela gramática, “nominais” se oriunda de nomes, ou seja, substantivo, adjetivo e advérbio. Assim, evidentemente, chegamos à conclusão de que o termo em estudo (complemento nominal) completa o sentido desses três elementos.
Assim, não raras as vezes, constatamos um usuário aqui, outro ali sentindo-se questionado acerca das semelhanças que há entre o complemento nominal e o objeto indireto - dada a razão de ambos se apresentarem constituídos pelo uso da preposição. Nesse sentido, o artigo por meio do qual temos a oportunidade de travar esse diálogo tem por finalidade realizar algumas abordagens no sentido de fazer com que tais entraves sejam sanados. Para tanto, façamos uso dos enunciados a seguir:
A insegurança do sentimento era maior que todos os outros obstáculos que enfrentara.
Temos que nesse exemplo o termo aparece demarcado por uma preposição e completa o sentido do substantivo abstrato “insegurança”.
Ela chegou repleta de saudades de rever os amigos.
Aqui, temos que o adjetivo “repleta” se encontra complementado pelo termo que aparece, também, ligado pela preposição.
O juiz agiu favoravelmente ao réu.
Nesse caso, temos que o advérbio “favoravelmente” se encontra acompanhado da expressão “ao réu”, que, por sua vez, classifica-se como complemento nominal.
Para compreendermos assim de forma um tanto quanto explícita, não custa retomarmos a algumas ideias, ainda que antes vistas, mas essenciais para fecharmos alguns conceitos relacionados a esse assunto. Tais pressupostos se afirmam pelo fato de que muitos são os nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) que derivam de verbos significativos (nocionais), transitivos e intransitivos. Veja:
Do verbo regressar: Regresso às atividades cotidianas.
(substantivo abstrato)
Do verbo confiar: Confiança no amor. 
(substantivo abstrato)
Do verbo necessitar: Necessidade de paz.
(substantivo abstrato)
Do verbo obedecer: Obediência aos mais velhos. 
(substantivo abstrato)

Nenhum comentário: