NO INICIO DO BLOG

18 de janeiro de 2015

Como Retirar o Certificado do Ensino Médio Pelo Enem 2014?


Nesta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberou a consulta do resultado do Enem 2014 em seu sistema. Após visualizar suas notas, os candidatos partem em busca de informações sobre como utilizá-las para seus objetivos. Na matéria de hoje traremos orientações para aqueles que prestaram o Exame Nacional a fim de retirar ocertificado de conclusão do ensino médio.
Primeiramente vamos esclarecer quais os pré-requisitos obrigatórios para solicitação do diploma desta etapa escolar. Veja abaixo.

  • ter indicado, no ato da inscrição no exame, o desejo na retirada do documento;
  • ter completado 18 anos de idade até a data do Enem 2014 (8 e 9 de novembro);
  • ter conquistado 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento que compõem a prova objetiva;
  • ter atingido no mínimo 500 pontos na Redação.
Cumpridas todas estas exigências, o candidato poderá, a partir da próxima segunda-feira (19 de janeiro), comparecer na unidade certificadora apontada durante o processo de inscrição no Enem portando os documentos exigidos. Cada instituição certificadora define a forma de encaminhamento do pedido e os documentos a serem apresentados para solicitação do certificado.
Vale esclarecer que, conforme esclarece o Ministério da Educação (MEC), fazem parte do quadro de entidades certificadoras as secretarias estaduais de educação e os institutos federais de todo o país, uma vez que terão acesso aos dados de quem obteve a pontuação exigida para a certificação. O Inep disponibiliza o contato dos Institutos Federais e das Secretarias Estaduais de Educação Certificadoras.
Nesta última edição do Enem 67.254 candidatos prestaram o exame com a finalidade de retirar o diploma do ensino médio. De acordo com balanço divulgado pelo MEC nesta semana, somente 67.254 deles (10,6%) conseguiram atingir o desempenho necessário.

Sobre a Declaração Parcial de Proficiência

De acordo com a dado informado acima, a grande maioria (quase 90%) dos participantes que realizaram o Enem 2014 para conseguir o certificado do ensino médio não atingiram a pontuação exigida em uma ou mais provas.
Mesmo não podendo retirar o documento neste ano, eles podem requerer a declaração de proficiência, que nada mais é do que a certificação parcial que comprova que conseguiram cumprir um ou mais componentes curriculares nas áreas avaliadas pelo Enem. Em outras palavras, é a eliminação das provas nas quais conquistaram as notas mínimas obrigatórias.
Vamos a um exemplo: suponha que um candidato conquistou nota maior que 450 pontos nas quatro provas objetivas, porém não atingiu a nota 500 exigida na redação. Ele pode solicitar a declaração de proficiência nestas quatro notas e prestar o Enem 2015 precisando apenas conquistar o desempenho mínimo na redação, para então retirar seu certificado do ensino médio.
O procedimento e documentos exigidos para a declaração de proficiência são os mesmos para a a retirada do diploma
Postar um comentário