NO INICIO DO BLOG

15 de janeiro de 2015

Como calcular a nota do ENEM





Sempre que o resultado do Enem é divulgado, dezenas de leitores entram em contato conosco perguntando como fazer para calcular a média das notas do Exame Nacional do Ensino Médio informadas no boletim individual.
O cálculo das médias das notas do Enem corresponde exatamente a contabilização de uma média aritmética comum, que é igual ao resultado da soma dos valores de todas as parcelas divido pelo número de parcelas.
No caso do exame nacional, como o resultado fornece cinco notas (quatro para as provas das áreas com questões objetivas e mais uma para a redação), a média final equivale a soma de todas as notas divido por 5.
Acompanhe o exemplo abaixo:

Resultado Enem – Aluno X
  • Ciências Humanas: 625
  • Ciências da Natureza: 475
  • Linguagens e códigos: 520
  • Matemática: 380
  • Redação: 700
Para descobrir a média final do Aluno X, somamos suas notas (2.700) e dividimos o valor por 5. No caso, chegaremos a média de 540 pontos.
Caso queira calcular somente a média das provas objetivas, basta desconsiderar a pontuação da redação na soma e dividir o resultado por quatro.
É importante esclarecer que a média das notas do Enem é um dado meramente informativo. Ela será usada por programas do governo como o Prouni (oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), os quais têm como uma de suas exigências que o candidato tenha atingido média mínima de 450 pontos nas cinco áreas do conhecimento avaliadas pelo exame.
Já para disputa de vagas em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) por exemplo, não cabe utilizar tal média pois as universidades calculam o desempenho dos concorrentes de forma própria para cada curso, não havendo possibilidade de “prever” qual a pontuação final para as opções escolhidas.

Nenhum comentário: