NO INICIO DO BLOG

25 de janeiro de 2015

Conserto ou concerto


A palavra conserto poderá ter sua origem na palavra em latim consertu ou no verbo consertar que tem sua origem no latim consertare, frequentativo de conserere. Assim, conserto e consertar devem ser escritos com s na segunda sílaba. O substantivo conserto é principalmente sinônimo de reparo, reparação, remendo, reforma, restauração, correção, emenda e arranjo. O verbo consertar é principalmente sinônimo de reparar, arranjar, remendar, restaurar, corrigir, emendar, remediar, resolver, arrumar e ajeitar.

Verbo consertar – Presente do indicativo:
(Eu) conserto
(Tu) consertas
(Ele) conserta
(Nós) consertamos
(Vós) consertais
(Eles) consertam

Exemplos – substantivo masculino:
O conserto da geladeira ficou caríssimo!
Esta cadeira está a precisar de um bom conserto.

Exemplo – verbo:
Eu conserto a televisão estragada no final do dia.

A palavra concerto poderá ter sua origem na palavra italiana concerto ou no verbo concertar que tem sua origem na palavra em latim concertare. Assim, concerto e concertar devem ser escritos com c na segunda sílaba. O substantivo concerto é principalmente sinônimo de recital, sarau, acordo, ajuste, combinação, concordância, harmonia, consonância, simetria, composição e reunião. O verbo concertar é principalmente sinônimo de acordar, harmonizar, combinar, compatibilizar, concordar, acertar, assentar e compor.

Verbo concertar – Presente do indicativo:
(Eu) concerto
(Tu) concertas
(Ele) concerta
(Nós) concertamos
(Vós) concertais
(Eles) concertam

Exemplos – substantivo masculino:
Vamos todos ver um concerto de música clássica.
Os concertos da Madonna estão sempre lotados.

Exemplo – verbo:
Eu concerto com meu irmão todos pormenores.

As palavras conserto e concerto apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser, acento/assento,…

Atenção!
Há alteração na pronúncia das palavras concerto e conserto, em se tratando de substantivos ou verbos. Enquanto substantivos masculinos as palavras concerto e conserto são pronunciadas com a vogal e fechada (ê). Enquanto verbos conjugados na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo as palavras concerto e conserto são pronunciadas com a vogal e aberta (é).

Nenhum comentário: