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2 de julho de 2014

Sempre é bom rever!!


Com vestibulares cada vez mais concorridos, é de suma importância que os estudantes se preparem de maneira correta, revisando tudo o que aprenderam nos tempos de escola e resolvendo os vestibulares anteriores. Muitos já "nasceram sabendo escrever", outros, porém, sentem dificuldades na hora de expor e argumentar suas ideias em uma redação. E é justamente esta última, a redação, que é muito valorizada na hora de decidir quem tem condições de ser aprovado ou não nos concursos e vestibulares.

Thinkstock

Em vista disso, criei alguns tópicos explicativos de como escrever uma redação nota 10, baseados nas aulas do meu antigo professor de redação, Emerson Ernani Souza. No momento, darei mais ênfase no modo dissertativo-argumentativo, o mais pedido em vestibulares e concursos, apesar de que a carta argumentativa também vem tornando-se popular. 
A primeira coisa a ser feita na hora de produzir uma boa redação é o levantamento de ideias. Antes de tudo, é claro, você deverá ler todos os textos da coletânea, selecionando e destacando as palavras-chave. Logo depois, deve pegar as palavras-chave, retirá-las dos textos e, com elas, criar pelo menos duas frases que depois você utilizará na sua redação (obviamente não se deve usar todas as palavras que destacou, terá que selecionar as mais adequadas). Em seguida, deve começar a organizar suas ideias, descobrir o que você pensa sobre o assunto da proposta de redação e criar argumentos que sustentem essas ideias (causas e consequências, vantagens e desvantagens, pontos negativos e positivos). Feito isso, é hora de escrever seu rascunho e começar a estruturar sua redação.



Estrutura da Redação

Para uma redação de até 30 linhas, o ideal é:
  • Introdução (3 a 6 linhas).
  • Desenvolvimento 1 (5 a 8 linhas).
  • Desenvolvimento 2 (5 a 8 linhas).
  • Conclusão (4 a 6 linhas).
A introdução

De forma resumida, existem dez formas de se iniciar uma redação
  1. Apresentação direta.
  2. Interrogação (a mais usada).
  3. Definição.
  4. Análise do tema e esquema das partes.
  5. Dados históricos.
  6. Citação que será ratificada ou negada.
  7. Ponto de vista a fim de combatê-lo.
  8. Dados estatísticos.
  9. Fatos representativos.
  10. Uma pequena narração.

FÓRMULA PARA INTRODUÇÃO:
FRASE-NÚCLEO+TESE, DEFESA DO SEU PENSAMENTO

*Frase-núcleo é a primeira frase do parágrafo, deve ser uma frase de efeito.

Lembrando que uma boa introdução deve apresentar, de preferência, três partes.

O desenvolvimento

A maior parte dos testes (vestibulares e concursos) exigem de você dois desenvolvimentos. Porém, existem algumas instituições que pedem três. Então, antes de tudo você deve procurar informações sobre a estrutura de redação que será exigida na prova que você vai fazer.
Um bom desenvolvimento, assim como a introdução, deve ter, de preferência, três partes.


FÓRMULA PARA O DESENVOLVIMENTO:
FRASE-NÚCLEO+ARGUMENTOS E EXEMPLOS+PEQUENA CONCLUSÃO

Dependendo da proposta de redação a organização do desenvolvimento deve ser diferente. Por exemplo, você poderá escrever sobre as causas e consequências, como era antigamente e como é hoje, pontos positivos e pontos negativos, etc.
Levando tudo isso em conta, colocarei abaixo algumas ideias de como começar as frases de seu desenvolvimento. 

  • Frases para parágrafos com causas e consequências:
1º parágrafo: Ao se examinarem alguns fatos sobre..., verifica-se que... Pode-se mencionar, por exemplo...
2º parágrafo: Em consequência disso, vê-se, quase sempre, que...

  • Frases para parágrafos com prós e contras:
1º parágrafo: Alguns argumentam que... Além disso, ... Isso sem contar que...
2º parágrafo: Outros, porém, acreditam que...

  • Frases para trajetória histórica:
1º parágrafo: Quando? (O que acontecia?) ..., percebia-se que...
2º parágrafo: Atualmente, observa-se que...
3º parágrafo: Em consequência disso, nota-se que...

  • Outras frases:
*Dentre os inúmeros motivos que levaram o..., é incontestável que...
*A observação crítica dos fatos históricos revela o porquê de...

A conclusão

A conclusão também deve ter em média três frases. Você pode organizá-la de diversas maneiras, como, por exemplo: através de um resumo (não é boa), através de uma proposta (a melhor maneira de encerrar a redação), através de um questionamento ou através de uma constatação que ainda não apareceu no restante do texto.
Entretanto, indico que conclua seu texto criando uma proposta de intervenção (o que pode solucionar a problemática desenvolvida). Vale lembrar que tanto na conclusão, quanto em todas as outras partes de sua redação, você deverá respeitar os direitos humanos


FÓRMULA PARA CONCLUSÃO:
RETOMADA AO TEMA+PROPOSTA DE INTERVENÇÃO+CONCLUSÃO FINAL

O que nunca fazer em uma redação:
  • Usar 1ª pessoa do plural.
  • Não respeitar as margens.
  • Rasurar. Se errar, passe um traço em cima da palavra = célebro (jamais use parênteses!).
  • Letra ilegível.
  • Erros ortográficos.
  • Ultrapassar o limite de linhas.
  • Fazer o mínimo de linhas.
  • Fuga ao tema (nota = 0)
Formas de ligação entre parágrafos:
  • Além disso,...
  • Outro fator existente...
  • Outra preocupação constante...
  • Ainda convém lembrar que...
  • Por outro lado,...
  • Porém, mas, entretanto, contudo, todavia, no entanto...
Depois de ter terminado o rascunho, você deverá conferir se utilizou elementos de coesãona construção do seu texto. Eles não devem ser utilizados apenas no início dos parágrafos, mas também "dentro" deles.

ELEMENTOS DE COESÃO:
  • TEMPO(frequência, duração, sucessão): a princípio, pouco antes, anteriormente, em seguida, às vezes, não raro, por vezes, enquanto, quando, sempre que.
  • CONDIÇÃO, HIPÓTESE: se, caso, eventualmente.
  • DÚVIDA: Talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável, se é que.
  • SURPRESA, IMPREVISTO: inesperadamente, inopinadamente, de súbito, subitamente, de repente, imprevistamente, surpreendentemente.
  • PROPÓSITO, INTENSÃO, FINALIDADE: com o fim de, a fim de, com o propósito de, para que, a fim de que.
  • RESUMO, RECAPITULAÇÃO, CONCLUSÃO: em suma, em síntese, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, em vista disso.
  • CONTRASTE, OPOSIÇÃO, RESTRIÇÃO, RESSALVA: pelo contrário, em contraste com, salvo, exceto, ainda que, mas, porém, entretanto, posto que, se bem que, por mais que...
POSSÍVEIS TEMAS DE REDAÇÃO:
  • Copa de 2014;
  • Corrupção e ética;
  • Bullying;
  • Terrorismo;
  • Mundo árabe;
  • Crise do Euro;
  • Conflitos na Síria;
  • Mercosul;
  • Infraestrutura; 
  • Cotas raciais;
  • Belo Monte;
  • Mundo digital;
  • Redes sociais;
  • Urbanização;
  • Respeito às diferenças;
  • Fontes renováveis de energia;
  • Esteriótipos da vida moderna.
ATENÇÃO!
       
Algumas atitudes favorecem um bom desempenho na prova de redação: leia bastante, pois a leitura é o melhor instrumento para se manter atualizado; use elementos da norma culta; capacite-se para interpretar textos sobre assuntos variados; escreva usando argumentação pertinente; reflita sobre as dificuldades e obstáculos encontrados e pense em possíveis formas de superação. E lembre-se: a ansiedade pode atrapalhar seu desempenho; por isso, a melhor dica é ter calma e fazer a prova com tranquilidade.
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