NO INICIO DO BLOG

5 de julho de 2014

Enem e os temas de redação

Você já deve saber da importância do ENEM 2014 como exame para ingresso na faculdade e como este concurso está bem concorrido ultimamente. Por isso, precisa se preparar desde já, inclusive com a prova de redação que tem uma grande importância.
Com o ENEM dá inclusive para participar de outros programas do Ministério da Educação e mais um motivo para se dedicar a este concurso e souber pelo menos os 14 possíveis temas do ENEM 2014 e o porquê que determinado tema é o mais escolhido.
Um dos possíveis temas da redação do ENEM 2014 é o consumo de álcool entre os adolescentes, principalmente pela lei que é clara que é proibido oferecer e vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, mas que geralmente é uma lei descumprida no Brasil, principalmente pelos adolescentes que consomem mesmo sendo menores de 18 anos. Na prova de redação vêm sempre textos de apoio e que geralmente mostram várias nuances sobre o tema desde abordando os malefícios da bebida para a saúde, ainda mais os jovens menores de 18 anos. Outro tema é o analfabetismo funcional no Brasil que é um tipo de analfabetismo bem comum no Brasil de pessoas que sabem ler e escrever, mas são incapazes de entender textos ou assuntos mais elaborados. Embora seja uma situação que melhorou nos últimos anos é um problema relevante e preocupante sobre a educação exercida no Brasil.
Um terceiro tema que pode ser o escolhido na redação do ENEM 2014 é o bullying nas escolas que tem sido até comum em algumas escolas os casos de agressões intencionais verbais ou físicas que são feitas de maneira corriqueira e trazem consequências graves para as crianças e jovens que sofrem bullying.
Seguem ainda o tema de consciência ambiental que sempre são as apostas de especialistas e professores já que é um tema bem atual sempre. Já outros temas recorrentes são: destino do lixo no Brasil que tem a ver com o tema da consciência ambiental; desigualdade entre homens e mulheres no Brasil; os limites do humor; manifestações populares (que foram bem frequentes no Brasil em 2013 e que entra a questão entre protesto e vandalismo); os efeitos da Lei Maria da Penha; os casos da mobilidade urbana; desafios da saúde pública brasileira; os grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar (Copa do Mundo e Olimpíadas 2016) variedade linguística e diferentes modos de falar no Brasil; consumismo e ostentação entre outros temas que podem ser frequentes e temas da prova ENEM 2014. Por isso, fique atento aos noticiários, o que está rolando para saber as possibilidades de temas que podem cair na prova do ENEM 2014 assim como o cronograma das matérias. Você encontra dicas de como fazer uma boa redação e um roteiro completo para tirar nota máxima na redação na apostila do ENEM 2014. Vamos recapitular quais são os possíveis temas? Segue a lista abaixo dos 14 possíveis temas da redação do ENEM 2014:
1 – Consumo de álcool entre os adolescentes
2 – Consumismo e ostentação
3 – Grandes eventos esportivos no Brasil
4 – Os efeitos da Lei Maria da Penha
5 – Analfabetismo funcional no Brasil
6 – Bullying nas escolas
7 – Desigualdade entre homens e mulheres no Brasil
8 – Os limites do humor
9 – Manifestações populares
10 – Consciência ambiental
11 – Destino do lixo no Brasil
12 – Os casos da mobilidade urbana
13 – Desafios da saúde pública brasileira
14 – Variedade linguística no Brasil

Nenhum comentário: