NO INICIO DO BLOG

29 de abril de 2017

COMO ELABORAR UMA TESE



Nos demais posts sobre escrita (redação, artigo de opinião), falei brevemente sobre a tese, que é de extrema importância na construção de uma redação de vestibular, que, como já disse, segue os moldes do artigo de opinião (mais abordado hoje nas escolas públicas).
Na redação de vestibular ou do ENEM (ambos textos dissertativo-argumentativos) nem sempre os temas são óbvios e fáceis de serem abordados. Nem sempre surgem temas em que se terá que ser a favor ou contra a alguma questão. 
Geralmente, os vestibulares ou trazem temas sociais ou temas filosóficos, quer dizer, uns sobre questões mais concretas e outros sobre questões mais abstratas.
Independente do tema, em todo texto dissertativo-argumentativo, da redação de vestibular à tese de doutorado, deve-se construir o texto em cima de uma tese, que é a ideia central do autor. Esta deve estar explícita nos primeiros parágrafos do texto e, na sequência, o autor argumentará em cima dessa sua tese.
Uma dica para elaborar a tese é refletir, depois de ler toda a coletânea de textos, sobre a frase-tema (o tema dos vestibulares é apresentado em uma frase, geralmente em negrito). Tomemos como exemplo um tema de redação do ENEM, O poder de transformação da leitura. Não se trata de se colocar a favor ou contra a leitura e sim de dissertar-argumentar sobre o assunto.
Depois de ler toda a coletânea, cuja função é oferecer aos candidatos uma delimitação do tema (os pontos possíveis a serem abordados), para elaborar a sua tese, o vestibulando pode fazer uma pergunta sobre a frase-tema:
Frase-tema: O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA 
Pergunta: POR QUE A LEITURA PODE TRANSFORMAR AS PESSOAS?
A partir dessa questão, o candidato pode fazer uma nova frase, respondendo a essa pergunta e, assim, terá elaborado a sua tese, que nada mais é do que a ideia central que ele faz da questão.
Pergunta: POR QUE A LEITURA PODE TRANSFORMAR AS PESSOAS?
Resposta (tese): A leitura pode transformar as pessoas, porque lhes permite exercer a sua cidadania, ao participar das diversas atividades sociais/culturais e ter a oportunidade de expor a sua opinião.
Com a tese pronta, o candidato encaminhará todo o seu texto em função de defender, usando argumentos, essa sua ideia central.
É claro que a elaboração da tese por ser feita de várias maneiras, esta é só uma dica que ajuda, principalmente quando o tema é de pouco conhecimento do candidato, o que não é pouco provável que aconteça.
Estudem muito para a redação, no ENEM, por exemplo, pode levá-lo a ganhar muitos pontos na nota final.

Nenhum comentário: