NO INICIO DO BLOG

27 de abril de 2017

EXERCÍCIOS DE CRASE

  1. Assinale a frase onde a crase foi empregada incorretamente:
  2. De forma geral, o uso da crase ocorre antes de palavras:
     (Uma palavra no plural)
  3. O uso correto da crase pode ser visto na seguinte frase:
  4. Marque a alternativa em que a crase (ou falta dela) está aplicada incorretamente:
  5. Complete as lacunas e marque a alternativa correta: "Ficamos tão gratos por Marta ter nos convidado que não pudemos deixar de ir até lá, ____ fim de festejar seu aniversário. Algumas pessoas, no entanto, não ficaram ____ vontade no local da festa e foram embora antes mesmo de cumprimentar ____ aniversariante."
  6. Em alguns nomes de lugares femininos não é correto utilizar a crase. Assinale a alternativa em que ocorre esse uso incorreto:
  7. De acordo com as regras do uso da crase, a crase ocorre somente com palavras femininas. No entanto, existem duas palavras específicas que são uma das exceções para a aplicação da crase. Quais são?
     (C... e t...)
  8. Complete as lacunas e marque a alternativa que melhor se encaixa nas respostas: "Naquele fim de semana, fui ___ praia. Perto de onde eu estava, vários navios saÍram de madrugada e voltaram ___ terra firme no horário do almoço com muitos peixes. Comprei alguns e voltei ___ casa, para cozinhar meu almoço."
  9. O uso da crase opcional está corretamente aplicado na seguinte alternativa:
  10. Qual das frases abaixo está escrita corretamente?
  11. Em relação aos pronomes, a regra é que a crase não deve ser utilizada antes deles. Há, no entanto, uma exceção, que é o caso dos pronomes:
     (Uma palavra, 14 letras.)
  12. Complete as lacunas corretamente: "Ontem, assisti ___ filme com meu namorado, depois fomos ___ lanchonete e pedimos dois lanches. Não ficamos ___ vontade quando o garçom ficou nos rodeando enquanto olhávamos o menu, então desistimos e fomos embora, para jantar em outro local. O problema era que ___ era ___ única lanchonete aberta, então voltamos para minha casa e pedimos uma pizza."
  13. Marque a frase incorreta:

Nenhum comentário: