NO INICIO DO BLOG

17 de abril de 2017

LEIAM COM CARINHO

Professor, gostaria de dizer, primeiramente, que o admiro muito. Sempre leio seus textos e comentários em torno das questões da linguagem. Em relação à minha dúvida, gostaria que esclarecesse o emprego da crase diante da palavra terra, sobretudo nesta oração: “Os marcianos voltaram a Terra“. Afinal, usaremos o acento diante do substantivo próprio Terra, referindo-nos ao planeta em que  vivemos?
Petrúcio Jr.
Meu caro Júnior: acho que conheço a origem remota dessa tua dúvida. No (mau) ensino tradicional da crase, relacionavam-se os casos em que “a crase era proibida” [sic!] — e entre eles figurava a palavra terra, quando usada por oposição a bordo: “Os marinheiros foram a terra“. Ora, professor de Português que se preze já abandonou, há muito tempo, essa forma jurássica e equivocada de explicar o acentuado. Como este acento só poderá ocorrer quando houver a crase (fusão) da preposição com o artigo, não é necessário ficar enumerando as dezenas de casos em que tal encontro não acontece, como se fossem regras específicas. Um professor que ensina a seus alunos que “não existe crase antes de verbo” está transmitindo a seus infelizes alunos a idéia errônea e nefasta de que possa existir uma lista de palavras favoráveis e outra de palavras desfavoráveis à crase. O que ele deve fazer é, a partir do princípio geral (não há crase sem o artigo feminino), mostrar ao aluno que ele sequer deveria se preocupar em acentuar um que esteja antes de um verbo, ou antes de um pronome indefinido, ou antes de uma palavra masculina, etc. — casos esses em que é impensável a presença do artigo.
Isso nos traz de volta à tua pergunta: podemos acentuar o antes de terra? A resposta é simples: desde que a preposição encontre um artigo feminino antes desta palavra. No exemplo acima, dos marinheiros, o vocábulo é usado com um sentido indefinido, que não admite o artigo (“O navio está em terra”, “O grito veio de terra”). Observa, no entanto, a sequência: a espaçonave deixou a Terra, a espaçonave saiu da Terra, a espaçonave caiu na Terra, a espaçonave voltou à Terra. Como podes ver, sempre usamos o artigo definido com o nome de nosso planeta. Isso  também ocorre quando empregamos terra para indicar o lugar que se opõe ao céu, no sentido místico ou mitológico: “Zeus saiu da vastidão azul do céu e voltou mais uma vez à terra“; “Cristo veio à terra para salvar os homens”

Nenhum comentário: