NO INICIO DO BLOG

17 de abril de 2017

LEIAM COM CARINHO

Crase com os Pronomes Relativos A Qual, As Quais
A ocorrência da crase com os pronomes relativos a qual as quais depende do verbo. Se o verbo que rege esses pronomes exigir a preposição "a", haverá crase. É possível detectar a ocorrência da crase nesses casos, utilizando a substituição do termo regido feminino por um termo regido masculino. Por exemplo:
    A igreja à qual me refiro fica no centro da cidade.
    O monumento ao qual me refiro fica no centro da cidade.
    Caso surja a forma ao com a troca do termo, ocorrerá a crase.

Veja outros exemplos:
    São normas às quais todos os alunos devem obedecer.
    Esta foi a conclusão à qual ele chegou.
    Várias alunas às quais ele fez perguntas não souberam responder nenhuma das questões.
    A sessão à qual assisti estava vazia.


Crase com o Pronome Demonstrativo "a"
A ocorrência da crase com o pronome demonstrativo "a" também pode ser detectada pela substituição do termo regente feminino por um termo regido masculino. Veja:
    Minha revolta é ligada à do meu país.
    Meu luto é ligado ao do meu país.
    As orações são semelhantes às de antes.
    Os exemplos são semelhantes aos de antes.
    Aquela rua é transversal à que vai dar na minha casa.
    Aquele beco é transversal ao que vai dar na minha casa.
    Suas perguntas são superiores às dele.
    Seus argumentos são superiores aos dele.
    Sua blusa é idêntica à de minha colega.
    Seu casaco é idêntico ao de minha colega.


A Palavra Distância
Se a palavra distância estiver especificada, determinada, a crase deve ocorrer. Por exemplo:
    Sua casa fica à distância de 100 quilômetros daqui. (A palavra está determinada.)
    Todos devem ficar à distância de 50 metros do palco. (A palavra está especificada.)

Se a palavra distância não estiver especificada, a crase não pode ocorrer. Por exemplo:
    Os militares ficaram distância.
    Gostava de fotografar distância.
    Ensinou distância.
    Dizem que aquele médico cura a distância.
    Reconheci o menino a distância.

Observação: por motivo de clareza, para evitar ambiguidade, pode-se usar a crase. Veja:
    Gostava de fotografar à distância.
    Ensinou à distância.
    Dizem que aquele médico cura à distância.

Nenhum comentário: