NO INICIO DO BLOG

1 de abril de 2017

TEMA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Impactos ambientais do consumo no século XXI”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
impacto-ambiental-redacao

TEXTO II
A sustentabilidade é um complexo de coisas que envolve o meio ambiente, a sociedade, a economia e o consumo. Na hora de comprar um produto, precisamos levar em conta não apenas o fato de estar adquirindo um bem, mas sim o impacto que isto terá na natureza, na geração de emprego e em condições de trabalho melhores. Por essas e outras, é necessário mudar o padrão de consumo, sair da ideia de obsolescência rápida para a durabilidade dos produtos. Do ponto de vista social, todos os impactos ambientais negativos acabam se refletindo na saúde das pessoas. Hoje, mais ou menos dois terços das doenças que chegam ao sistema público de saúde são devido à água poluída. Mudar a maneira de comprar, mudas as opções do ponto de vista social e ambiental, vai se refletir num meio ambiente mais lindo e em saúde melhor.

TEXTO III
A ava­lia­ção dos impactos ambientais do descarte das embalagens impressas engloba a soma de todos os impactos ao longo do ciclo de vida destes materiais, sendo, portanto, uma tarefa complexa. Desta forma, quanto menor a perda no processo produtivo de impressão, menores os impactos ambientais, 
levando à redução dos re­sí­duos sólidos. Com base nisso, podemos concluir que os principais danos decorrentes da poluição as­so­cia­da ao uso do solo são:
  • A disposição inadequada de re­sí­duos sólidos leva à infiltração do chorume para as camadas mais profundas, causando contaminação dos solos, de aquíferos sub­te­rrâ­neos e de mananciais;
  • Disposição inadequada de re­sí­duos sólidos com a presença de elementos, compostos e/ou metais pesados nas embalagens de papel, cartão, papelão, de produtos ali­men­tí­cios, jornais, revistas etc., com tintas de impressão gráfica líquida ou pastosa.
Os elementos, compostos ou metais pesados são absorvidos pelo corpo humano por meio do ar, água, alimentos e contato térmico, com tendência à acumulação de metais pesados. No caso de re­sí­duos sólidos, a preo­cu­pa­ção am­bien­tal re­la­cio­na-se com sua elevada toxidade e facilidade para bioa­cu­mu­la­ção, além de seu uso em grande escala em processos produtivos diversos, incluindo tintas de impressão gráfica.

Nenhum comentário: