Com o Enem se aproximando, precisamos nos lembrar de alguns detalhes de concordância verbal e nominal, para não ocorrerem deslizes na redação. E como tenho um aluno, muito engraçadinho, chamado Wesley, foi inevitável a associação, pelos colegas, com o cantor popular, o que me deu o assunto para o artigo de hoje: o que fazemos com o verbo, quando o sujeito apresenta percentuais?
Vejamos o que fez o cantor popular, na música “Aquele 1%”:
Apesar de questionável o comportamento do eu-lírico, a concordância está correta! Vejamos agora o que fez a dupla Maiara e Maraísa, num momento de fossa, bebendo no bar:
Pois é… além do consumo de bebida alcoólica não melhorar a situação, a conta do bar vai aumentando, mas cuidado: os 10% AUMENTAM!
Quando a expressão que indica porcentagem não é seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o número, como na música do Wesley e nos exemplos abaixo:
Já quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o substantivo.
Vejamos alguns exemplos retirados de textos jornalísticos:
Pode haver necessidade de ajustar também a concordância nominal e o gênero e número desse determinante do percentual também devem ser observados. Veja:
É isso! Espero que 100% das dúvidas tenham sido sanadas.
|
NO INICIO DO BLOG
16 de outubro de 2016
CONCORDÂNCIA NA REDAÇÃO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário