Concordância verbal é aquela que deve existir entre o verbo de uma oração e o núcleo do sujeito. Quando há um sujeito simples expresso ou não na frase, concorda-se em número e pessoa o verbo com o núcleo desse sujeito. O maior problema ocorre quando temos núcleos compostos com pessoas e números diretentes. Como fazer a concordância nesses casos? Apresentamos a seguir os principais casos onde podem surgir dúvidas.
CONCORDÂNCIA VERBAL COM O SUJEITO SIMPLES
SITUAÇÃO
|
COMO FICA O VERBO
|
EXEMPLO
|
Situação geral(Regra Geral)
|
O verbo concorda com o núcleo sujeito em número e pessoa.
|
O menino ganhou o brinquedo. (núcleo do sujeito menino está na 3ª pessoa do singular, o verbo fica na 3ª pessoa do singular)
|
Sujeito formado por expressão partitiva: a maioria, grande parte de, a minoria + um nome no plural
|
O verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou ir para o plural.
|
As maiorias dos jovens não estudam como deveria. / A maioria dos jovens não estudacomo deveria.
|
Sujeito formado por expressão que indica valor aproximado (cerca de, menos de, perto de) + numeral.
|
O verbo concorda com o numeral.
|
Cerca de 1% dos eleitores não votou./ cerca de 3% dos eleitores não votaram.
|
Sujeito formado por pronome de tratamento (vossa excelência, vossa senhoria, vossa santidade)
|
O verbo concorda, na 3ª pessoa com o pronome.
|
Vossa senhoria não recebeu o documento?/Vossas Senhorias não receberam o documento?
|
CONCORDÂNCIA VERBAL COM O SUJEITO COMPOSTO
SITUAÇÃO
|
COMO FICA O VERBO
|
EXEMPLO
|
Núcleos na 3ª pessoa e o verbo depois do sujeito.
|
O verbo vai para a 3ª pessoa do plural.
|
Meu pai e meu irmão chegaram de viagem.
|
Núcleos na 3ª pessoa e o verbo antes do sujeito.
|
O verbo pode concordar na 3ª pessoa do plural ouu concordar somente com o núcleo mais próximo dele.
|
Chegaram de viagem meu primo e meu amigo. / Chegoude viagem meu primo e meu amigo.
|
Sujeito composto resumido por tudo, nada, ninguém.
|
O verbo fica na 3ª pessoa do singular.
|
A casa, o sítio, o curral, tudo desapareceu com o tempo.
|
Sujeitos formados por pessoas gramaticais diferentes (eu/tu/ele)
|
Se um dos núcleos for eu ou nós.
|
O verbo fica na 1ª pessoa do plural.
|
Não havendo eu ou nós.
|
O verbo fica na 2ª ou 3ª pessoa do plural.
|
TABELA DE CONJUGAÇÃO VERBAL
SINGULAR
|
1ª
|
EU
|
COMPREI
|
2ª
|
TU
VOCÊ
|
COMPRASTE
| |
COMPROU
| |||
3ª
|
ELE
|
COMPROU
| |
PLURAL
|
1ª
|
NÓS
A GENTE
|
COMPRAMOS
|
COMPROU
| |||
2ª
|
VÓS
VOCÊS
|
COMPRASTES
| |
COMPRARAM
| |||
3ª
|
ELES
|
COMPRARAM
|
SEGUINDO A TABELA DA PÁGINA ANTERIOR, COMPLETE AS FRASES ABAIXO COM A FORMA VERBAL ADEQUADA FAZENDO A CONDORDÂNCIA VERBAL.
01. A empresa _____________ um bom número de funcionários. (Demitir)
02. Sobre esse assunto, nós ___________ cientes do que vai acontecer. (estar)
03. A maioria das pessoas __________ celular. (usar)
04. A gente _________ sabendo da notícia pela TV. (ficar)
05. Nós ____________ a coisa certa. (fazer)
06. Naquele dia, tu _________ quantos cadernos? (comprar)
07. _____________ a Ana Carla e seus amigos muito atrasados. (chegar)
08. A Ana Carla e seus amigos _____________ muito atrasados. (chegar)
09. Os professores, tu e eu ____________ pegar livros emprestados. ( poder)
10. Os professores e tu __________ pegar livros emprestados. (poder)
Leia o texto abaixo para responder as questões.
UMA AULA QUE LEVA À LUA
O bom exemplo do biólogo que despertou em jovens e adultos o interesse pela ciência ensinando astronomia.
O biólogo Felipe Bandini de Olivceira, 33 anos, integra um grupo raríssimo. Ele está entre o 0,08% dos professores do ensino fundamental brasileiro que enverniza o currículo com um título de doutor. Nascido no interior de são Paulo, Felipe especializou-se em genética, dedicando-se à investigação sobre a evolução do crânio dos macacos _ pesquisa que o fez ficar imerso nos museus de história natural da Europa durante um ano. Voltou ao Brasil sabendo exatamente o que queria: retornar à sala de aula como professor de ciências, carreira que iniciou aos 23 anos inspirado na trajetória dos pais, um físico e uma psicóloga também docentes. Hoje à frente de classes noturnas no Colégio santa Cruz, em São Paulo, ele lida com a complexidade de apresentar conceitos científicos a jovens e adultos de baixa renda nos anos finais do ensino fundamental. Não nivela a turma por baixo. A o contrário: Felipe decidiu ensinar ali astronomia. Falou de Galileu, quebrou crenças levando à escola artigos de publicações respeitadas, projetou no teto da sala o céu estrelado em que se vê o movimento dos astros e proporcionou aos alunos uma experiência única: “Atingi o meu objetivo de despertar o gosto pela ciência”, festeja.
Por esse trabalho, na semana passada ele recebeu o premio Educador Nota 10, concedido pela fundação Victor Civita a dez professores do ensino básico e a um diretor de escola. Felipe foi o destaque do grupo. Suas lições reforçam a ideia de que não é preciso nada de muito mirabolante para dar uma boa aula, só o básico: que o professor domine o assunto e consiga traduzi-lo com entusiasmo que espera ver seus alunos. Fazer isso numa turma que volta a estudar na idade adulta, com tantas lacunas acumuladas, reforça seu mérito. No Brasil, há 5 milhões de jovens e adultos matriculados nas escolas. Seu retorno à sala de aula é bem vindo num pais onde quase um terço da população não conseguem depreender o significado de um texto simples. Entre os jovens, metade não conclui o ensino médio. “Com mais estudo e treinamento profissionalizante, eles podem ajudar a resolver o apagão de mão de obra brasileiro”, diz o especialista Bruno Novelli, da ONG Alfa-Sol. O exemplo do biólogo Felipe Bandoni aponta o caminho.
Revista Veja
11. Por que o verbo despertou no subtítulo está na 3ª pessoa do singular e não na 3ª pessoa do plural?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. O verbo voltou está na 3ª pessoa do singular para concordar com o núcleo do seu sujeito. Escreva abaixo esse sujeito e separe o seu núcleo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Por que na frase “Atingi o meu objetivo de despertar o gosto pela ciência” o verbo sublinhado está ma 1ª pessoa do singular?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
14. No último parágrafo do texto, alteramos a concordância verbal de uma oração de modo a ficar errada. Encontre esse verbo e reescreva abaixo a oração corrigindo o erro.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
15. Escreva abaixo, copiando da tabela da primeira página, a regra que você usou para corrigir o erro de concordância apontado na questão anterior.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O trecho abaixo foi retirado da obra Capitães da Areia, do escritor baiano Jorge Amado. Ele retrata a fala de personagens de pouca instrução escolar, por isso é comum o desvio das regras de concordância verbal. Analise atentamente para responder as questões.
O rosto de Pirulito iluminou. Olhou para Dora, falou com a voz exaltada:
_ Tu pensa que eu mereço? Deus é bom, mas também sabe castigar...
_ Por quê? _ Havia espanto na pergunta de Dora.
_ Tu não vê que a vida da gente é cheia de pecado? ... Todo dia...
_ A culpa não é da gente..._ Esclareceu Dora. A gente não tem ninguém.
Mas agora pirulito tinha a ela. A sua mãe. Riu satisfeito:
_ Padre José Pedro também já disse isso. É capaz...
Riu mais, ela sorriu também animado.
_ ... é capaz de que um dia eu seja padre.
_ Tu vai ser, sim.
_ Tu quer esse Deus Menino pra tu? Perguntou ela de repente.
16. Com base na tabela abaixo, reescreva esse trecho de modo a adequar a concordância do verbo com o sujeito Tu.
PRESENTE DO INDICATIVO – VERBO QUERER E O VERBO PENSAR
EU
|
QUERO
|
PENSO
|
TU
|
QUERES
|
PENSAS
|
ELE
|
QUER
|
PENSA
|
NÓS
|
QUEREMOS
|
PENSAMOS
|
VÓS
|
QUEREIS
|
PENSAIS
|
ELES
|
QUEREM
|
PENSAM
|
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
17. Na frase “A gente não tem ninguém”
· Substitua “A gente” por Nós, faça a concordância verbal correta.
______________________________________________________________________
18. Na frase abaixo, faça as duas concordâncias verbais possíveis.
· _____________ de férias a mulher e seus filhos.
· _____________ de férias a mulher e seus filhos.
(viajar)
19. A fé não falta a esse povo.
· Acrescente a palavra esperança ao sujeito dessa frase.
_____________________________________________________________________________
20. Sede vós o sal da terra! – Disse Jesus.
· Substitua “vós” por vocês.
_______________________________________________________________________
CONJUGAÇÃO DO VERBO SER NO MODO IMPERATIVO
----------
|
EU
|
SÊ
|
TU
|
SEJA
|
ELE
|
SEJAMOS
|
NÓS
|
SEDE
|
VÓS
|
SEJAM
|
ELES
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário