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31 de outubro de 2016

CONCORDÂNCIA VERBAL


Concordância verbal é aquela que deve existir entre o verbo de uma oração e o núcleo do sujeito. Quando há um sujeito simples expresso ou não na frase, concorda-se em número e pessoa o verbo com o núcleo desse sujeito. O maior problema ocorre quando temos núcleos compostos com pessoas e números diretentes. Como fazer a concordância nesses casos? Apresentamos a seguir os principais casos onde podem surgir dúvidas. 
CONCORDÂNCIA VERBAL COM O SUJEITO SIMPLES
SITUAÇÃO
COMO FICA O VERBO
EXEMPLO
Situação geral(Regra Geral)
O verbo concorda com o núcleo  sujeito em número e pessoa.
menino ganhou o brinquedo. (núcleo do sujeito menino está na 3ª pessoa do singular, o verbo fica na 3ª pessoa do singular)
Sujeito formado por expressão partitiva: a maioria, grande parte de, a minoria + um nome no plural
O verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou ir para o plural.
As maiorias dos jovens não estudam como deveria. / A maioria dos jovens não estudacomo deveria. 
Sujeito formado por expressão que indica valor aproximado (cerca de, menos de, perto de) + numeral.
O verbo concorda com o numeral.
Cerca de 1% dos eleitores não votou./ cerca de 3% dos eleitores não votaram.
Sujeito formado por pronome de tratamento (vossa excelência, vossa senhoria, vossa santidade)
O verbo concorda, na 3ª pessoa com o pronome.
Vossa senhoria não recebeu o documento?/Vossas Senhorias não receberam o documento?

CONCORDÂNCIA VERBAL COM O SUJEITO COMPOSTO
SITUAÇÃO
COMO FICA O VERBO
EXEMPLO
Núcleos na 3ª pessoa e o verbo depois do sujeito.
O verbo vai para a 3ª pessoa do plural.
Meu pai e meu irmão chegaram de viagem.
Núcleos na 3ª pessoa e o verbo antes do sujeito.
O verbo pode concordar na 3ª pessoa do plural ouu concordar somente com o núcleo mais próximo dele.
Chegaram de viagem meu primo e meu amigo. / Chegoude viagem meu primo e meu amigo.
Sujeito composto resumido por tudo, nada, ninguém. 
O verbo fica na 3ª pessoa do singular.
A casa, o sítio, o curral, tudo desapareceu com o tempo.
Sujeitos formados por pessoas gramaticais diferentes (eu/tu/ele)
Se um dos núcleos for eu ou nós.
O verbo fica na 1ª pessoa do plural.
Não havendo eu ou nós.
O verbo fica na 2ª ou 3ª pessoa do plural.

TABELA DE CONJUGAÇÃO VERBAL
SINGULAR
EU
COMPREI
TU
VOCÊ
COMPRASTE
COMPROU
ELE
COMPROU
PLURAL
NÓS
A GENTE
COMPRAMOS
COMPROU
VÓS

VOCÊS
COMPRASTES

COMPRARAM
ELES
COMPRARAM
SEGUINDO A TABELA DA PÁGINA ANTERIOR, COMPLETE AS FRASES ABAIXO COM A FORMA VERBAL ADEQUADA FAZENDO A CONDORDÂNCIA VERBAL. 

01.   A empresa _____________ um bom número de funcionários. (Demitir)
02.   Sobre esse assunto, nós ___________ cientes do que vai acontecer. (estar)
03.   A maioria das pessoas __________ celular. (usar)
04.   A gente _________ sabendo da notícia pela TV. (ficar)
05.   Nós ____________ a coisa certa. (fazer)
06.   Naquele dia, tu _________ quantos cadernos? (comprar)
07.   _____________ a Ana Carla e seus amigos muito atrasados. (chegar)
08.   A Ana Carla e seus amigos _____________ muito atrasados. (chegar)
09.   Os professores, tu e eu ____________ pegar livros emprestados. ( poder)
10.   Os professores e tu __________ pegar livros emprestados. (poder)

Leia o texto abaixo para responder as questões. 

UMA AULA QUE LEVA À LUA

O bom exemplo do biólogo que despertou em jovens e adultos o interesse pela ciência ensinando astronomia.

O biólogo Felipe Bandini de Olivceira, 33 anos, integra um grupo raríssimo. Ele está entre o 0,08% dos professores do ensino fundamental brasileiro que enverniza o currículo com um título de doutor. Nascido no interior de são Paulo, Felipe especializou-se em genética, dedicando-se à investigação sobre a evolução do crânio dos macacos _ pesquisa que o fez ficar imerso nos museus de história natural da Europa durante um ano. Voltou ao Brasil sabendo exatamente o que queria: retornar à sala de aula como professor de ciências, carreira que iniciou aos 23 anos inspirado na trajetória dos pais, um físico e uma psicóloga também docentes. Hoje à frente de classes noturnas no Colégio santa Cruz, em São Paulo, ele lida com a complexidade de apresentar conceitos científicos a jovens e adultos de baixa renda nos anos finais do ensino fundamental. Não nivela a turma por baixo. A o contrário: Felipe decidiu ensinar ali astronomia. Falou de Galileu, quebrou crenças levando à escola artigos de publicações respeitadas, projetou no teto da sala o céu estrelado em que se vê o movimento dos astros e proporcionou aos alunos uma experiência única: “Atingi o meu objetivo de despertar o gosto pela ciência”, festeja.
Por esse trabalho, na semana passada ele recebeu o premio Educador Nota 10, concedido pela fundação Victor Civita a dez professores do ensino básico e a um diretor de escola. Felipe foi o destaque do grupo. Suas lições reforçam a ideia de que não é preciso nada de muito mirabolante para dar uma boa aula, só o básico: que o professor domine o assunto e consiga traduzi-lo com entusiasmo que espera ver seus alunos. Fazer isso numa turma que volta a estudar na idade adulta, com tantas lacunas acumuladas, reforça seu mérito. No Brasil, há 5 milhões de jovens e adultos matriculados nas escolas. Seu retorno à sala de aula é bem vindo num pais onde quase um terço da população não conseguem depreender o significado de um texto simples. Entre os jovens, metade não conclui o ensino médio. “Com mais estudo e treinamento profissionalizante, eles podem ajudar a resolver o apagão de mão de obra brasileiro”, diz o especialista Bruno Novelli, da ONG Alfa-Sol. O exemplo do biólogo Felipe Bandoni aponta o caminho.
 Revista Veja   


11.   Por que o verbo despertou no subtítulo está na 3ª pessoa do singular e não na 3ª pessoa do plural?
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12.   O verbo voltou está na 3ª pessoa do singular para concordar com o núcleo do seu sujeito. Escreva abaixo esse sujeito e separe o seu núcleo.
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13.   Por que na frase “Atingi o meu objetivo de despertar o gosto pela ciência” o verbo sublinhado está ma 1ª pessoa do singular?
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14.   No último parágrafo do texto, alteramos a concordância verbal de uma oração de modo a ficar errada. Encontre esse verbo e reescreva abaixo a oração corrigindo o erro.
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15.   Escreva abaixo, copiando da tabela da primeira página, a regra que você usou para corrigir o erro de concordância apontado na questão anterior.
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O trecho abaixo foi retirado da obra Capitães da Areia, do escritor baiano Jorge Amado. Ele retrata a fala de personagens de pouca instrução escolar, por isso é comum o desvio das regras de concordância verbal. Analise atentamente para responder as questões.  

O rosto de Pirulito iluminou. Olhou para Dora, falou com a voz exaltada:
_ Tu pensa que eu mereço? Deus é bom, mas também sabe castigar...
_ Por quê? _ Havia espanto na pergunta de Dora.
_ Tu não vê que a vida da gente é cheia de pecado? ... Todo dia...
_ A culpa não é da gente..._ Esclareceu Dora. A gente não tem ninguém.
Mas agora pirulito tinha a ela. A sua mãe. Riu satisfeito:
_ Padre José Pedro também já disse isso. É capaz...
Riu mais, ela sorriu também animado.
_ ... é capaz de que um dia eu seja padre.
_ Tu vai ser, sim.
_ Tu quer esse Deus Menino pra tu? Perguntou ela de repente.

16.   Com base na tabela abaixo, reescreva esse trecho de modo a adequar a concordância do verbo com o sujeito Tu. 



PRESENTE DO INDICATIVO – VERBO QUERER  E O VERBO PENSAR
EU
QUERO
PENSO
TU
QUERES
PENSAS
ELE
QUER
PENSA
NÓS
QUEREMOS
PENSAMOS
VÓS
QUEREIS
PENSAIS
ELES
QUEREM
PENSAM
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17.   Na frase “A gente não tem ninguém”
·         Substitua “A gente” por Nós, faça a concordância verbal correta.
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18.   Na frase abaixo, faça as duas concordâncias verbais possíveis.
·         _____________ de férias a mulher e seus filhos.
·         _____________ de férias a mulher e seus filhos.
(viajar)
19.   A fé não falta a esse povo.
·         Acrescente a palavra esperança ao sujeito dessa frase.
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20.   Sede vós o sal da terra! – Disse Jesus.
·         Substitua “vós” por vocês.
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CONJUGAÇÃO DO VERBO SER NO MODO IMPERATIVO
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EU
TU
SEJA
ELE
SEJAMOS
NÓS
SEDE
VÓS
SEJAM
ELES

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