NO INICIO DO BLOG

22 de outubro de 2016

DESENVOLVIMENTOS DA REDAÇÃO

Como vimos, há diversas formas de se começar um texto. Agora, vamos à parte que, talvez, tenha maior peso na sua redação – o desenvolvimento.
Como estudamos, no parágrafo de introdução, formula-se uma tese - ponto de vista central. É com base nisso que desenvolvemos as ideias seguintes. Basicamente, os parágrafos de desenvolvimento têm por propósito confirmar, através de uma argumentação contundente, o posicionamento lançado no início do seu texto.
 Como distribuir os parágrafos?
 O ideal é termos dois ou três parágrafos de desenvolvimento. Cada um deve conter um argumento,uma ideia-núcleo. A partir de um tópico frasal (frase-síntese), devemos conduzir o discurso de uma maneira objetiva, clara e convincente.
 SE LIGA!
A escolha em relação à quantidade de parágrafos deve ser feita de acordo com a sua aptidão em relação ao tema.  Se tivermos apenas duas ideias fortes que sustentem a tese, não há a menor necessidade de fazer um terceiro parágrafo de desenvolvimento. A decisão pelo terceiro parágrafo de desenvolvimento é particular. Tudo vai depender de sua segurança para escrevê-lo. Lembrem-se de que um argumento superficial ou redundante prejudica a evolução do texto.
As estratégias argumentativas
São várias as estratégias às quais podemos recorrer na hora de desenvolver as ideias. Podemos partir de comparações, de referências histórias,de citações, de exemplificações, por exemplo.

Nenhum comentário: