No inicio do blog

14 de outubro de 2016

ENEM À VISTA


Depois de publicar os textos sobre as áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, que constituem o primeiro dia de provas do exame nacional, nossa série “Contagem Regressiva Enem 2016” avança para o dia dois, começando por Linguagens, Códigos e suas tecnologias.
Esta é, sem sombra de dúvidas, a área do exame que exige maior quantidade de disciplinas, abordando os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Na prática, consiste numa prova extremamente interpretativa, que cobra esta habilidade dos candidatos de diferentes maneiras. A mais recorrente consiste nos textos e fragmentos, mas também traz questões que exigem interpretação de obras de arte, músicas, poesias, charges, tirinhas, quadros, gráficos e outros elementos.
Veja na sequência as características e assuntos mais comuns destes componentes no Enem.

Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

As primeiras 5 questões da prova de Linguagens e Códigos são de língua estrangeira (inglesa ou espanhola). Independente da opção escolhida pelo candidato, as tendências são próximas entre as questões de cada prova/língua:
  • Textos e perguntas sobre interpretação;
  • Vocabulário contextualizado: Associar palavras e expressões ao tema da questão;
  • Falsos cognatos: palavras que têm semelhança ortográfica porém significados distintos em diferentes línguas;
  • Conjugação verbal: presente, passado, futuro e condicional.

Língua Portuguesa e Literatura

O predomínio aqui, como não poderia deixar de ser, continua nas questões de interpretação de textos, dos mais variados tipos (literários e jornalísticos, letras de música, propagandas institucionais). Em Literatura, especificamente, questões que abordam o Modernismo são uma pedida certa, com autores como Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles.
Já em língua portuguesa propriamente dita, os temas que mais têm caído nas últimas edições são:
  • Gêneros textuais: comparação entre diferentes tipos de textos e suas funções;
  • Linguagem formal versus linguagem informal e variantes linguísticas;
  • Classes de palavras: divisão morfológica dos termos que inclui substantivos, artigos e adjetivos, entre outros;
  • Gramática: regras do uso da língua.

Artes e Educação Física

São matérias cujos assuntos aparecem com menor frequência, porém sempre estão presentes em algumas questões do exame. Normalmente trazem textos, obras de arte ou imagens e exigem algum tipo de interpretação. As questões de educação física normalmente são mais “intuitivas” e podem envolver assuntos que vão do metabolismo ao culto ao corpo, passando pelo esporte e lazer. Já em artes, muitas vezes as obras apresentados exigem conhecimento prévio sobre seu autor, contexto e especialmente dos movimentos culturais/artísticos.

Tecnologias da Informação e Comunicação

As questões relacionadas a tais assuntos trazem, de maneira geral, os seguintes temas: novas tecnologias e a comunicação, impacto social, internet, marketing, ética e crime na internet, redes sociais, sociedade de informação entre outros tópicos atuais de interesse. Seguindo a tendência de toda a prova de Linguagens e Códigos, a interpretação é altamente exigida nestes itens.
Postar um comentário