NO INICIO DO BLOG

22 de outubro de 2016

PRONOMINAIS NA REDAÇÃO

Hoje, vamos falar sobre um assunto que costuma gerar bastantes dúvidas: a colocação pronominal.
Mas o que isso exatamente significa?
Bem, os chamados pronomes oblíquos átonos (me, te, se nos, vos, o, a, os, as, lhe, lhes) podem ocupar três posições em relação a um verbo:
PRÓCLISE (antes do verbo)
MESÓCLISE (no meio do verbo)
ÊNCLISE (depois do verbo)
Observem a tirinha a seguir:
QUINO, Toda Mafalda. SP: Martins Fontes, 2000.
No primeiro quadrinho, vemos as frases: “Minha mãe me mima” e “Minha mãe me ama”.
Como podemos notar, o pronome oblíquo “ME” está posicionado antes dos verbos “mimar” e “amar”. A essa posição do pronome, denominamos próclise.
No caso acima, não há, nas frases, nenhum termo que obrigue a próclise, apenas houve uma preferência por tal uso. Isso significa que, se utilizássemos a ênclise (“Minha mãe mima-me” e “Minha mãe ama-me”), não haveria problema algum.
No entanto, nem sempre é assim. Vejam o caso a seguir:
Na frase: “Isso não me cheira bem...”, o pronome oblíquo átono “me” tem de ficar obrigatoriamenteantes do verbo, respeitando uma regra de próclise. Isso acontece devido à presença da palavra negativa “não”.
Vamos entender melhor essas regras?

CASOS DE PRÓCLISE
  • Palavras com sentido de negação
Eu não lhe informei a data correta do evento.
  • Advérbios
É perceptível que hoje se discute mais sobre política no país.
  • Pronomes:
a) Relativos
Reconheci a professora que me deu aula na faculdade.
b) Demonstrativos
Isso te interessa.
c) Indefinidos
Ninguém nos chamou para a festa.
  • Conjunções
Quando se pensa em educação, poucos investimentos são reconhecidos.
Ele disse que me amava.
  • Expressão “EM + verbo no gerúndio”:
Em se tratando de saúde pública, o Estado mostra-se ausente.
  • Frases:
a) Interrogativas
Ela te contou a verdade?
b) Exclamativas
Ele me falou tudo!
c) Optativas (frases que expressam desejo)
Deus te proteja.

CASOS DE MESÓCLISE
A mesóclise, apesar de ser considerada por alguns como um arcaísmo linguístico, justifica-se quando o verbo estiver conjugado no futuro do presente ou no futuro do pretérito:
Falar-te-ei a verdade.
Ele contar-me-ia tudo se você permitisse.

CASOS DE ÊNCLISE
  • Início de frase
Conte-me tudo.
  • Após uma pausa
Por favor, retirem-se.
  • Infinitivo
A minha vida é amar-te.

SE LIGA!
próclise prevalece se houver um fator atrativo:
Eu não encontrá-lo-ei. (INCORRETO)
Eu não o encontrarei. (CORRETO)
Notem que, apesar de o verbo estar conjugado no futuro do presente (caso de mesóclise), o advérbio de negação “não” atrai o pronome para antes do verbo. A próclise deve ser respeitada prioritariamente.

QUESTÃO MODELO ENEM

O uso do pronome oblíquo na frase “Me recuso a comer comida anônima”: 
a) está de acordo com a norma culta.
b) marca uma informalidade na linguagem, visto que não se deve iniciar uma frase com um pronome oblíquo átono.
c) está correto, visto que a próclise deve ser priorizada nesse caso. 
d) está incorreto, pois nunca devemos usar um pronome oblíquo átono antes de um verbo conjugado no presente.
e) está correto e demonstra a formalidade do discurso.


Comentários: 
Como estudamos, de acordo com as regras de colocação pronominal, um pronome oblíquo átono não deve iniciar uma frase. Nesse caso, devemos priorizar a ênclise e não a próclise como ocorre na frase em questão. É importante destacar que esse uso é bastante frequente na linguagem informal, apesar de a norma padrão pregar o contrário. Portanto, diante das alternativas, o gabarito é a letra “B”.

Nenhum comentário: